Alunos do Projeto Pequeno Cidadão participam de curso de conscientização de uso de energia solar fotovoltaica

Alunos receberam kit pedagógico para pesquisa. Curso foi promovido pelo professor Elmer Pablo Tito Cari, da EESC

Os 220 alunos do Projeto Pequeno Cidadão participaram do curso de conscientização de uso de energia solar fotovoltaica, nos meses de maio e junho.

O Pequeno Cidadão, idealizado em 1996 e implantado em 1997, é um projeto de ação social e de complementação educacional e desenvolve ações que geram equidade educacional com atividades que reforçam o constante aprendizado e o conhecimento de português, matemática e ciências aplicado ao dia-a-dia. Oferece ainda atividades tecnológicas, de inclusão digital, acolhimento e socialização, bem como refeições e orientações de higiene pessoal e protocolos sanitários. Ele é realizado pela Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC) em parceria com a empresa KPMG e a Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo (FUSP).

O curso promovido faz parte do projeto SGA 001/2019 e foi oferecido pelo professor Elmer Pablo Tito Cari, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

As abordagens foram divididas em práticas e teóricas e contou com a participação de alunos bolsistas da USP, sob a orientação e coordenação do professor Elmer.

Alguns conceitos abordados e atividades:

Treinamento Teórico

Introdução à energia solar fotovoltaica
Conceitos e terminologia usados em sistemas fotovoltaicos
Noções básicas de módulos fotovoltaicos
Determinação do potencial energético solar usando mapas de irradiância disponibilizados na web
Atividade 1: Determinar a irradiação solar de várias cidades do Brasil
Tipos de ligações de módulos fotovoltaicos: série (string) e/ou paralelo
Atividade 2: Calcular a tensão e corrente de um circuito fotovoltaico em série e
paralelo.

Dimensionamento da Potência Fotovoltaica a partir da conta de Energia
Dimensionamento do número de módulos
Atividade 3: Dimensionamento da potência fotovoltaica e do número de módulos

Treinamento Prático

Exposição de uma Carport Solar (Garagem Solar Fotovoltaica) de 4,5kWp:
estrutura, painéis, inversor, cabeamento, custos
Monitoramento online da Carport Solar (Garagem Solar) instalado no SEL/EESC –
USP
Exposição de um kit fotovoltaico didático autônomo (off-grid):
– Motor Solar
-Ventilador Solar
– Lâmpada Solar
Atividade 4 (feita em casa): A partir da conta de Energia da sua residência,
determine a potência fotovoltaica e número de módulos

A atividade está relacionada à metodologia interdisciplinar STEM desenvolvida pelo projeto pedagógico com os alunos do Projeto – aprendendo e fazendo.

Ao final do minicurso, o Projeto foi contemplado com um kit pedagógico de energia fotovoltaica que ficará à disposição dos alunos para pesquisa.

Com informações do Projeto Pequeno Cidadão