Ciclo “Arte Ciência Tecnologia 2024” tem início no IEA-USP Polo São Carlos no dia 15

Criado em 2023 e sediado no IEA-USP polo São Carlos, o Grupo de Pesquisa ACT – Arte Ciência Tecnologia tem por finalidade reunir pesquisadores e artistas para a proposição e a reflexão sobre trânsitos conceituais e práticas interdisciplinares entre arte, ciência e tecnologia, a partir de temas emergentes no cenário contemporâneo.

Para esta etapa inicial foram selecionados três temas estratégicos:  Informação, Meio-ambiente e Infraestrutura, a partir dos quais intercruzamentos, articulações, reflexões e novos processos formativos possam ser vislumbrados e experimentados.

E para dar início às suas atividades junto ao público, o Grupo realiza o Ciclo Arte Ciência Tecnologia 2024, composto por seis palestras com pesquisadores nacionais e internacionais, entre os meses de maio e novembro.

Abrindo o ciclo no dia 15 de maio, às 19 horas, a Profa. Dra. Nara Cristina Santos e o Prof. Dr. Fernando Franco Codevilla, apresentarão as experiências do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais, o LABART, e do Museu Arte Ciência Tecnologia, o MACT, ambos vinculados à Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Serão emitidos certificados mediante frequência mínima de 75% no conjunto das palestras.

INSCRIÇÕES AQUI – Vagas limitadas.

Ciclo Arte Ciência Tecnologia 2024 – IEA Polo São Carlos

Palestra: LABART e MACT/UFSM: compartilhando atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Dia 15/04, às 19h, no auditório do Centro Cultural/IEA – Campus São Carlos da Universidade de São Paulo (presencial / com participação remota dos palestrantes).

Nara Cristina Santos
Doutora em Artes Visuais UFRGS (2004) e Doutorado Sanduíche na Paris VIII, França (2001). Pós-Doutorado em Artes Visuais UFRJ (2012). Professora Titular DAV/CAL/UFSM (1993- ), no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/PPGART e na Graduação em Artes Visuais. Pesquisadora em História, Teoria, Crítica e Curadoria da Arte Contemporânea, com ênfase transdisciplinar em Arte, Ciência e Tecnologia. Lidera o grupo de pesquisa Arte e Tecnologia CNPq e o LABART/UFSM (2005-). Coordena a área de Artes do MACT/UFSM (2021-).

Fernando Franco Codevilla
Doutor em Artes pela UNESP (2015) e bolsa PVJ CAPES PrInt no Instituto Politécnico do Porto (2024). Professor Adjunto no DAV/CAL/UFSM (2019-), no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/PPGART e na Graduação em Artes Visuais. Vice-líder do grupo de pesquisa Arte e Tecnologia CNPq, do LABART e da área de Artes do MACT/UFSM (2023-). Tem interesse na intersecção em Arte, Ciência e Tecnologia. Pesquisa e produz no campo das artes do vídeo, arte sonora e arte quântica.

Apoio: Centro Cultural USP São Carlos

Por IEA Polo São Carlos