Colóquios IFSC: “A doença de Parkinson: neuroproteção e tratamento”

Na próxima sexta-feira, 9 de junho, às 10h30, no auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) “Professor Sérgio Mascarenhas”, será realizada mais uma edição do Colóquios IFSC.

Segue abaixo o resumo do colóquio, que será ministrado por Elaine Del Bel, docente da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP/USP):

A doença de Parkinson representa uma das doenças neurodegenerativas relacionadas à idade mais comuns em seres humanos, não tem cura, e o seu custo sócio-econômico é elevado. O tratamento atual da doença restringe-se ao controle sintomático com drogas de ação dopaminérgica como a L-DOPA (L-3, 4-dihydroxyphenylalanine) molécula precursora da síntese de dopamina. Porém, o tratamento está associado ao aparecimento de complicações sensoriais e motoras, estas últimas após em média cinco anos. Cerca de 50% dos pacientes desenvolvem a redução gradativa na duração do efeito da medicação (wearing off) e discinesia. A discinesia induzida pelo tratamento com L-DOPA se caracteriza pela presença de movimentos involuntários anormais que incapacitam o paciente. Descobrimos que inibidores da síntese de óxido nítrico (NO) bloqueiam o desenvolvimento da discinesia, observação que foi reproduzida em macacos. Esta descoberta tem potencial uso terapêutico desde que não se conhece a causa da discinesia. Pode contribuir para a manifestação da discinesia processo inflamatório demonstrado no cérebro de pacientes Parkinsonianos (in vivo e post-mortem) e em modelos animais. O NO foi originalmente descrito como mediador da Inflamação, e tanto o NO como a sintase de óxido nítrico neuronial (nNOS) foram associados tanto à atividade pró-inflamatória como à atividade anti-inflamatória. Apresentaremos resultados que mostram que o sistema nitrérgico participa do desencadeamento e manutenção da discinesia induzida pelo tratamento crônico com L-DOPA e que interage com componentes do processo inflamatório. Adicionalmente apresentaremos resultados recentes que mostram a atividade neuroprotetora do antibiótico doxiciclina na doença de Parkinson.

O Colóquios IFSC é aberto ao público, e todos estão convidados a comparecer.

Para mais informações, acesse http://www.ifsc.usp.br/coloquio/

Por Assessoria de Comunicação do IFSC

VEJA TAMBÉM ...