Começa na terça (18), evento que comemora os 45 anos do Programa de Pós-Graduação no IQSC

Começa nesta terça-feira  (18) e se estende até a quinta-feira,  o Workshop que  comemora os 45 anos do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP.  No primeiro dia as atividades terão início às 08:30h e serão realizadas no anfiteatro Jorge Caron.

logo_pos2_laranja

A palestra de abertura será proferida pelo Prof. Dr. Adriano Lisboa Monteiro, Coordenador da área de Química na CAPES e membro do Conselho Técnico Científico da Educação Superior da CAPES, onde abordará o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e a Avaliação na área de Química.

Na sequência, a mesa redonda “Perspectivas da Pós-Graduação em Química no Brasil”, reunirá o Prof. Dr. Adriano Monteiro com coordenadores dos programas de pós-graduação em Química da região (cursos com nota 7 na CAPES):  Profs. Drs. Lucia Helena Mascaro (UFSCar), Dulce Helena Siqueira Silva (UNESP-Araraquara) e Claudio Francisco Tormena (UNICAMP), tendo o Prof. Dr. Roberto Gomes de Souza  Berlinck (IQSC), como mediador.

A partir das 14h serão proferidas, respectivamente,  palestras que contemplam três áreas de concentração: Físico-Química, Química Orgânica e Biológica e Química Analítica e Inorgânica.    O Prof. Dr. Watson Loh do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)  falará sobre auto-associação para obter nanopartículas com interior líquido-cristalino, abordando como podem ser  utilizados em processos de liberação controlada de fármacos, entre outros aspectos.

A seguir, a Profa. Dra. Mônica Tallarico Pupo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP,  contextualizará sua linha de pesquisa,   ilustrando com os principais resultados e fazendo um paralelo com o estado da arte da Química de Produtos Naturais no mundo, comentando sobre os desafios de fazer pesquisa de fronteira no Brasil, considerando a importância das colaborações internacionais e a Lei de Acesso à Biodiversidade do Brasil.

Finalizando, o Prof. Dr. Alzir Azevedo Batista, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mostrará como o raciocínio lógico e a argumentação são fundamentais para a formação do espírito científico e para o alcance de conclusões sólidas sobre pesquisas, destacando a importância da inclusão da Bioinorgânica no contexto da Química Medicinal e no desenvolvimento de potenciais fármacos.

Nos dias 19 e 20, no anfiteatro térreo do IQSC-USP, alunos do programa farão apresentação de seus trabalhos.

O evento está sendo organizado pelo Prof. Dr. Roberto Gomes de Souza Berlinck, Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG) da Unidade.

Todas as atividades são gratuitas e abertas aos interessados, basta que se inscrevam aqui.

Informações: (16) 3373-8272 ou 3373-9909

Texto: Sandra Zambon (IQSC-Comunicação)