Complexos de Rutênio: propriedades luminescentes e aplicações

Os complexos de rutênio polipiridínicos são conhecidos pelas suas propriedades luminescentes desde o final da década de 50. Os estudos realizados com esses complexos nos últimos 30 anos geraram um aumento significativo de informações na literatura, as quais são empregadas atualmente para o desenvolvimento de novos compostos luminescentes.

PPT_300118_Pós_Carlos Lima

Estas afirmações são do doutorando Carlos Roberto Batista Tasso, que estuda estes compostos sob orientação do Prof. Dr. Benedito dos Santos Lima Neto, do Grupo de Química Orgânica e Analítica, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP.

“Os derivados de complexos  tris(bipiridina) rutênio (ll) apresentam boa estabilidade e baixo custo, portanto são utilizados comercialmente em células fotovoltaicas e em sensor”, acrescenta.

Carlos, que é graduado em Química pela Universidade de Franca e Mestre em Química Inorgânica pela USP, abordará o assunto durante seminário que profere no dia 02 de fevereiro de 2018, sexta-feira, às 10 horas, no anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC.  A atividade é aberta a todos os interessados.

Seminário

“Propriedades luminescentes dos complexos de rutênio polipiridinicos e suas aplicações”

Carlos Roberto Batista Tasso (IQSC-USP)

02/02/2018, 10 horas, anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC-USP