Curso de atualização em metodologias de ensino e conteúdo para professores: inscrições abertas

Atualização de metodologias de ensino e conteúdo através das Ciências Ambientais. Esta é a proposta do curso “Ciências Ambientais como recurso na formação de estudantes ativos e geradores de práticas sustentáveis” oferecido pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) que recebe inscrições até o dia 18 de julho.

O curso é voltado para professores da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio das redes públicas estadual e municipal, com prioridade, e da rede particular de ensino.

A integração dos conhecimentos adquiridos é necessária num mundo complexo e interligado. Assim, o olhar interdisciplinar oferecido pelas ciências ambientais permite aos professores (alunos deste curso) diferentes abordagens do conteúdo ministrado, favorecendo o protagonismo em práticas sustentáveis bem-sucedidas.

Segundo a Profa. Maria Olímpia, coordenadora do curso, os conteúdos abordados são uma premência atual e, por conta do caráter transversal da sustentabilidade, que agrega todas as áreas do conhecimento e permeia as necessidades humanas e ambientais, faz-se imprescindível especialmente para professores que são propagadores de ideias e ideais.

Aulas e conteúdo

As aulas on-line acontecem de 08 de agosto a 30 de novembro de 2021, às terças e quintas-feiras, das 19 às 21horas, com plantão aos sábados das 10 às 12 horas, perfazendo um total de 60 horas de aulas síncronas e/ou gravadas, 30 horas de plantão e 30 horas de estudo.

Dentre o conteúdo a ser abordado, estão a poluição e qualidade ambiental da água, do solo e do ar; resíduos sólidos; educação fiscal; sequência didática; duas oficinas didáticas, entre outros temas.

Da inscrição à matrícula

A ordem de inscrição é o critério para preenchimento de todas as vagas oferecidas.

Procedimento:

– preencher formulário clicando aqui.

– enviar comprovante de atividade como professor ativo das redes pública e/ou particular de ensino infantil, fundamental e/ou médio, ou seja, holerite do mês atual para cursos-extensao@iqsc.usp.br

– pagar o boleto enviado pela Fundação de Apoio à Física e à Química, responsável pelo gerenciamento financeiro do curso, ao e-mail informado no formulário de inscrição.

Isenção

A cada dez inscrições efetivadas (pagas), será oferecida uma vaga gratuita, preenchida conforme descrito abaixo:

1) professores com 5 ou mais anos de exercício na função com menor valor recebido por hora-aula, independente do número de aulas ministradas;

2) professores da rede pública municipal e/ou estadual de ensino com 5 ou mais anos no exercício da função.

3) professores da rede particular de ensino com 5 ou mais anos no exercício da função.

Interessados na isenção da taxa de inscrição devem efetuar a inscrição enviando o formulário descrito acima, holerite do mês atual que comprove o vínculo e o valor da hora-aula, além de manifestar interesse.

Investimento

O valor investido será integralmente devolvido, caso não haja o número mínimo de 30 inscritos.

Critério de aprovação e certificação

Os participantes farão avaliação continuada ao final de todas as aulas e ao final do curso deverão apresentar um projeto.

Os aprovados que tiverem frequência mínima de 75% receberão certificado emitido pela Universidade de São Paulo.

Inscrição: clique aqui.

Contato: cursos-extensao@iqsc.usp.br