Design de catalisadores sólidos e aplicação em processos para biorrefinaria

Preocupado com o aumento da emissão de gases causadores do efeito estufa, a iminente escassez de combustíveis fósseis, bem como a demanda mundial crescente de energia e produtos químicos, Glauco Ferro Leal focou seu doutorado no desenvolvimento de tecnologias que viabilizem o uso da biomassa lignocelulósica  (produtos e subprodutos da agroindústria) na fabricação de biocombustíveis e commodites para a indústria química (commodities, em inglês, significa produtos de origem primária e baixo custo).

Glauco explica que a catálise heterogênea (uso de substâncias sólidas que aceleram uma reação química, sem interferência nos produtos finais),  foi um ponto chave no desenvolvimento e estabelecimento das refinarias de petróleo e pode também viabilizar o estabelecimento de  biorrefinarias de biomassa lignocelulósica.

Catálise heterogênea

“Para que a catálise heterogênea venha ser uma rota favorável nos diversos processos da biorrefinaria da biomassa lignocelulósica, os catalisadores devem ser ativos, seletivos e atender às demandas químicas que a biomassa impõe no seu processamento”, afirma Glauco Leal.

O seminário  “A catálise heterogênea no contexto da biorrefinaria:  design de catalisadores sólidos e aplicação em conversão de biomassa”, que será proferido pelo pós-graduando no dia 15 de julho,  abordará a importância do tema e apresentará dados da literatura  sobre os avanços feitos nessa área.

Glauco graduou-se e fez seu mestrado em Química junto ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP, onde também desenvolve seu doutorado em Química Orgânica e Biológica, sob orientação do Prof. Dr. Antonio Aprigio da Silva Curvelo e co-orientação da Dra. Cristiane Barbieri Rodella do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e em colaboração com o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).

O seminário será às 10 horas no anfiteatro B do IQSC e integra as normas do programa de pós-graduação da unidade, sendo aberto a todos os interessados, gratuitamente.

Para saber mais sobre o palestrante clique aqui

SEMINÁRIO

“A catálise heterogênea no contexto da biorrefinaria: design de catalisadores sólidos e aplicação em conversão de biomassa”

MSc. Glauco Ferro Leal (pós-graduando junto ao IQSC-USP)