Estratégias de Ensino: Disciplina “Práticas Pedagógicas no Ensino Superior” – Nova Playlist no Canal Youtube do IFSC/USP

A disciplina Práticas Pedagógicas no Ensino Superior é oferecida aos alunos da Pós-Graduação do IFSC-USP, com o objetivo de aprimorar a formação desses alunos para a docência em nível de graduação. A disciplina, ministrada pela Profa. Nelma R. S. Bossolan há 12 anos, aborda desde aspectos dos modelos de universidade que influenciaram a prática docente no Brasil, passando por aspectos formais do planejamento de uma disciplina do ensino superior, até a regência de aulas para este público utilizando as chamadas metodologias ativas de aprendizagem.

Neste momento de pandemia da COVID-19, quando a disciplina foi ministrada na modalidade remota, a professora sugeriu que grupos de alunos elaborassem vídeos explicativos sobre algumas metodologias apropriadas ao ensino superior, como atividade alternativa à regência de aulas normalmente oferecidas pelos estudantes no modo presencial da disciplina.

Como resultado, 10 vídeos foram produzidos, abordando 5 estratégias: Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Mapa Conceitual, Instrução pelos pares (Peer Instruction) e Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom). Os vídeos têm curta duração (entre 10 e 15 minutos), são dirigidos a alunos de pós-graduação e docentes do ensino superior, e têm como objetivo apresentar a estratégia, contextualizar seu uso e mostrar as etapas de sua consecução em sala de aula. Cada vídeo também disponibiliza a bibliografia utilizada para a consulta e aprofundamento pelos interessados.

Segundo a Profª Nelma, “os estudantes mostraram-se motivados e foram muito criativos no processo de elaboração dos vídeos,
gerando produtos com correção conceitual e utilizando recursos variados, como o simples ‘uma câmera na mão (no caso, do celular) e uma ideia na cabeça’, até aplicativos um pouco mais sofisticados de edição de vídeos e de banco de imagens”.

Os vídeos podem ser acessados na playlist “Estratégias de ensino – Disciplina “Práticas Pedagógicas no Ensino Superior”
(IFSC/USP)” do canal do IFSC no Youtube (ACESSE AQUI).