Jornada dos estudantes rumo à escolha profissional fica mais fácil com o Sabidão Podcast

Produção da USP em São Carlos entrevista professores e alunos da USP sobre carreira, mercado de trabalho e como entrar na Universidade; todas as terças, às 14h30, há um novo episódio pelo canal do YouTube

Podcast recebe a professora Kalinka Castelo Branco, do ICMC, para falar sobre mulheres na ciência – Foto: Divulgação/Sabidão Podcast

Com o objetivo de oferecer orientações sobre carreiras e mercado de trabalho aos estudantes do ensino médio nasceu o Sabidão Podcast. Produzido pelo Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos (Ceti-SC/STI) da USP de São Carlos, o vídeo traz entrevistas ao vivo com renomados professores da Universidade sobre temas que vão dos cursos oferecidos pela instituição e atividades acadêmicas até aptidões pessoais e tendências de mercado. O podcast vai ao ar todas as terças, às 14h30, pelo canal do YouTube.

Como definem os produtores, o Sabidão Podcast é um guia para escolhas universitárias. “Discutiremos nuances dos cursos, oportunidades de pesquisa e desenvolvimento e como cada campo se alinha às paixões e talentos individuais. Abordaremos também tendências do mercado de trabalho, garantindo decisões informadas sobre o futuro”, informam na página do podcast.

O podcast conta com mais de 15 episódios. Um dos temas, Como Entrar na USP, traz um bate-papo com a professora Luciana Montanari do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com pós-doutorado no Instituto Superior Técnico de Lisboa, em Portugal, presidente da Comissão de Graduação da EESC, que abrange nove cursos de graduação e um curso interunidades em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e uma das autoras do Projeto Elas na Engenharia, um programa inspirador para incentivar a presença feminina no campo da Engenharia. A edição conta ainda com a participação de Bianca da Silva Soares, aluna do curso de Engenharia Mecânica da USP São Carlos, que compartilha sua experiência sobre o vestibular e o cotidiano universitário na USP.

Outro podcast traz a paixão e a realidade do mercado de Desenvolvimento de Jogos, com o professor Leonardo Tórtoro Pereira, doutor em Ciências de Computação e Matemática Computacional no ICMC/USP, que tem pesquisas focadas na aplicação da computação em jogos, incluindo inteligência artificial, design de sistemas, interação com usuários e jogos educativos. Ele também é um renomado desenvolvedor de jogos independentes, participando do grupo de extensão da USP The Fellowship of the Game e do Black Saúva Studio, além de ser o criador e organizador da prestigiada Mostra de Jogos do ICMC e do USP Game Link.

Também é possível conhecer os cursos de Computação da USP, os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências e em Física; como são os cursos na área de desenvolvimento de sistemas, gestão e aeronáutica, a física aplicada no dia a dia, os estudos desenvolvidos para a saúde e bem-estar e até projetos de cultura e extensão universitária.

O programa conta com o apoio da Prefeitura do Campus USP São Carlos (PUSP-SC) e de todas as Assessorias de Imprensa do campus.

Siga o canal e para se manter atualizado com os mais recentes episódios e também as redes sociais do Instagram e do Tik ToK.

Por Jornal da USP – Com informações do Ceti-SC/STI da USP