“Karingana” resgata a infância e a oralidade nas creches

A obra, da educadora e psicóloga Ana Mello, será lançada dia 23/11 em São Carlos, dia 24/11 em Ribeirão Preto e dia 25/11 na cidade de Sacramento, Minas Gerais

Publicação chama a atenção para preservação da oralidade nas/das infâncias a partir dos diálogos infantis – Foto: Divulgação/Editora Insular

Karingana… Uma psicóloga e educadora que passou décadas ouvindo crianças e os também educadores e educadoras em creches onde atuou e, inspirada nesses diálogos e nos povos moçambicanos, resolveu escrever um livro para preservar a oralidade dos pequenos.

Assim, nasce Karingana – Licença para Ouvir e Contar Infâncias, Editora Insular, 152 páginas, livro escrito por Ana Mello. Karingana é a expressão que dá início a uma história, na língua ronga, falada na região sul de Moçambique, equivalente ao “era uma vez” em português. Ana participou da fundação e construção de projetos da Creche Carochinha, no Campus da USP em Ribeirão Preto, onde foi diretora por muitos anos, e da Creche e Pré-Escola da USP em São Carlos.

A escritora conta que para escrever Karingana, além do povo moçambicano, que de tanto ouvir, cantam e dançam estórias, pedindo sempre licença para ouvi-las, também considerou a origem africana dos brasileiros, na qual a linguagem oral é um meio privilegiado de interação e comunicação entre os pequenos, entre os iniciantes. “Essa linguagem ocupa posição de centralidade nas relações humanas e na constituição da subjetividade. A oralidade foi, gradativamente, sendo deixada de lado por parte expressiva das unidades de educação infantil e, a partir do primeiro ano do Ensino Fundamental, notamos a total negligência dos adultos para as conversas e diálogos trazidos pelas crianças.”

Ana Mello, que criou projetos na Creche Carochinha em Ribeirão Preto e na Creche e Pré-Escola na USP em São Carlos – Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Ana, a obra nasce com a ideia de preservar a oralidade nas/das infâncias a partir dos diálogos infantis, ouvidos e sentidos durante suas experiências em psicologia e educação em creches e escolas onde atuou desde 1973. “Minha prática é permeada de temas em que crianças e educadores e educadoras ora falam separadamente, ora juntos ou juntas. Eu repensei todo tempo – de um lado, junto com as outras infâncias; do outro lado, com a minha própria infância.”

Para a autora esse livro é feito de organização de esquecimento, “nossas memórias de falas entre crianças, entre crianças e adultos e entre adultos”. Esse livro, diz Ana, “é um convite para que os leitores e leitoras pensem em suas infâncias, como também nas interações com outras infâncias”.

Karingana – Licença para Ouvir e Contar Infâncias será lançado no próximo dia 23/11, às 18h, no Centro Cultural da USP em São Carlos. No dia 24/11, às 10h, será a vez do campus de Ribeirão Preto receber o lançamento, no Anfiteatro André Jacquemin, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da USP. E no dia 25/11, às 17h, os mineiros de Sacramento recebem Ana Mello para o lançamento da obra durante o Sarau das Bititas – Arte em Movimento, na Fazenda Santa Maria.

Para adquirir a obra, que custa R$ 48,00 basta acessar o site da editora neste link, ou com a própria autora pelo e-mail: anamello56@icloud.com, ou durante o lançamento.

Lançamento da obra: Karingana – Licença para Ouvir e Contar Infâncias

Dia 23/11 – 18h
Centro Cultural da USP em São Carlos, na Avenida Carlos Botelho, s/nº – São Carlos

Dia 24/11 – 10h