Novos alunos devem ficar atentos às datas de matrícula

A etapa virtual da matrícula começa no dia 20/01 para medalhistas, no dia 25 para aprovados pela Fuvest e no dia 30 para aprovados pelo Sisu

O processo de matrícula dos novos alunos da USP começa na semana que vem, com a realização da etapa virtual. O primeiro grupo a efetivar a matrícula é o de aprovados por meio das olimpíadas do conhecimento, que devem realizar a etapa virtual nos dias 20 e 21/01. O período de matrículas para os aprovados pelo vestibular da Fuvest vai do dia 25 ao dia 28/01, e o dos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), de 30/01 a 4/02.

É importante lembrar que a realização da etapa virtual da matrícula não elimina a obrigatoriedade da etapa presencial e da apresentação dos documentos originais para conferência. A etapa presencial será realizada nos dias 18 e 19 de fevereiro – ou seja, durante a Semana de Recepção aos Calouros.

O aluno aprovado deve acessar o sistema JúpiterWeb, clicar em “Etapa Virtual – Matrícula de Ingressante”, preencher os dados e solicitar chave de acesso. O sistema enviará para o e-mail cadastrado um código e, a partir daí, terá início o processo de matrícula.

Matrícula virtual de alunos ingressantes da USP em 2020

Em caso de dúvida, o estudante poderá entrar em contato com a equipe de Suporte da Graduação pelos telefones (11) 3091-3403 ou 3091-3442, ou pelo e-mail suportegrad@usp.br. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto nos dias 25 (sábado) e 26/01 (domingo), quando haverá atendimento no mesmo horário.

Documentos

Os documentos exigidos para a matrícula deverão ser enviados digitalizados pelo sistema. Serão aceitos vários formatos de imagem (pdf, jpg, png e gif), inclusive fotos geradas pelo telefone celular.

•     Documento de identidade oficial
  •     Foto recente
  •     Certificado de conclusão do Ensino Médio
  •     Histórico escolar
  •     Estudantes de origem indígena inscritos nas vagas destinadas a políticas ações afirmativas devem enviar também o registro administrativo de nascimento indígena

Para cada aluno, o sistema solicitará os documentos de acordo com a opção feita na inscrição da Fuvest ou do SiSU: Ampla Concorrência (AC), Escola Pública (EP) e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Os alunos selecionados pelo SiSU nas políticas de ações afirmativas EP-L1 e PPI-L2 terão uma etapa adicional para a comprovação de condição socioeconômica.

A USP disponibilizou vídeos explicando o passo a passo das etapas da matrícula. Confira a seguir:

Matrícula Virtual

Ingresso via Competições do Conhecimento e Ampla Concorrência (AC)

Ingresso via Ação Afirmativa Escola Pública (EP)

Ingresso via Ação Afirmativa autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI)

Medalhistas olímpicos

Neste ano, a USP adotou mais uma forma de ingresso em seus cursos de graduação, destinada a estudantes classificados em olimpíadas do conhecimento nacionais e internacionais. Do total de mais de 1.500 inscritos, 81 alunos foram classificados. Os vencedores das olimpíadas farão a etapa virtual da matrícula nos dias 20 e 21 de janeiro.

A seleção foi feita de acordo com um sistema de pontuação que teve como base a medalha obtida pelo aluno na competição. As olimpíadas aceitas para a seleção e a pontuação mínima exigida foram definidas pelas Unidades de Ensino e Pesquisa nas quais os cursos são oferecidos. Entre as competições aceitas estão as olimpíadas nacionais e internacionais nas áreas de Matemática, Física, Biologia, Química, Astronomia, Informática e Robótica.

Por Jornal da USP