Novos materiais sorventes em técnicas miniaturizadas de preparo de amostra

O preparo de amostras é uma importante etapa na determinação de compostos de interesse presentes em matrizes complexas em baixos níveis de concentração, explica Bruno Henrique Fumes. “Essa etapa geralmente demanda elevado consumo de tempo. Além disso, é onde pode ocorrer o maior número de erros. Uma das formas de melhorar o desempenho na etapa de preparo de amostra é desenvolvendo novos materiais sorventes. Esses materiais podem ajudar a melhorar a eficiência de extração em técnicas miniaturizadas que consomem menores quantidades de amostras e, principalmente, solvente”, complementa Bruno.

microscopio

No dia 15 de dezembro de 2016, às 10 horas no anfiteatro B do Instituto de Química de São Carlos – IQSC, da USP,  o pesquisador profere seminário onde discutirá os materiais que estão sendo utilizados como alternativas aos comercialmente disponíveis para técnicas de preparo de amostras miniaturizadas baseadas em sorção.

O seminário é gratuito, aberto aos interessados e integra as normas do programa de pós-graduação da unidade.

Bruno Fumes desenvolve seu doutorado no IQSC-USP, na área de Química Analítica e Inorgânica, sob orientação do Prof. Dr. Fernando Mauro Lanças. Graduado em Química com habilitação tecnológica (2012) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto  – USP, atuou no estudo da complexação de flavonoides com ciclodextrinas.  Fez o mestrado no IQSC na área de Química Analítica, com ênfase em desenvolvimento analítico e na aplicação de novos materiais em técnicas miniaturizadas de preparo de amostras.  É revisor do periódico impresso Journal of the Brazilian Chemical Society.

“Novos materiais sorventes em técnicas miniaturizadas de preparo de amostra”

MSc. Bruno Henrique Fumes (pós-graduando no IQSC)

15/12/2016, 10h, anfiteatro B do IQSC

Av. Trabalhador São-carlense, 400