Portal Educação Imersiva ensina métodos de aprendizagem com o uso de realidade virtual e aumentada

Espaço on-line criado na Escola Politécnica da USP busca fortalecer o laço entre a educação e a tecnologia e tem como público-alvo educadores, designers educacionais, pesquisadores e gestores da área da educação

“A Educação Imersiva utiliza mídias imersivas, como a realidade virtual e aumentada, aplicadas à educação. Essas tecnologias têm grande potencial educativo, pois permitem que os estudantes tenham acesso a inúmeras experiências imersivas como, por exemplo, levar um estudante de Engenharia para conhecer uma usina nuclear”, afirma o professor Romero Tori, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP, explicando o conceito dessa inovadora tecnologia no recém lançado portal Educação Imersiva.

Idealizado por Tori, que também é coordenador do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Interativas (Interlab) e docente do Programa de Pós-graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, o portal tem como objetivo expandir o uso de tecnologias inovadoras, em especial as chamadas mídias imersivas, como realidade virtual, realidade aumentada e games, na aprendizagem ativa, reafirmando o papel da tecnologia na educação, além de desmistificar o uso de tais ferramentas como algo distante e inacessível.

O professor, que se dedica há mais de 20 anos a estudar o uso da tecnologia na educação, se uniu a estudantes de diferentes cursos — os bolsistas Valber Filho (Engenharia Eletrônica – Poli), João Luiz Audissi (Engenharia de Computação – Poli), Luana Silva (Arquitetura – FAU), Cauê Ferreira (Arquitetura – FAU) e Roberta Kimberly dos Santos (Design – FAU) — para desenvolver um portal interdisciplinar, que reúne materiais de Realidade VirtualRealidade AumentadaMetaverso e Vídeos Imersivos para educação.

No portal é possível encontrar ferramentas, conteúdos e tutoriais para uso de realidade virtual, aumentada e metaverso em aulas ou projetos – Foto: Portal Educação Imersiva

Em Educação Imersiva, é possível encontrar uma gama de materiais em multimídia, incluindo vídeos, tutoriais, artigos, livros e catálogos de produtos e ferramentas. A proposta é oferecer aos usuários um canal educativo acessível com um conteúdo qualificado e aprofundado. E mesmo que tenha como enfoque profissionais da área educacional, também agrega informações e materiais que podem ser utilizados pelo público em geral e por estudantes que tenham interesse em expandir seus conhecimentos sobre o tema.

Romero Tori - Foto: CEST-USP

Romero Tori, coordenador do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Interativas da Poli USP

Além de se apresentar como um guia, que faz uma curadoria de ferramentas e conteúdos que incentivam o usuário a interagir e se desenvolver de maneira independente, são disponibilizados recursos criados no Interlab, frutos de pesquisas e trabalhos de conclusão, como ressalta Tori. “A ideia é ir em sentido contrário a muitos blogs que apresentam os temas de maneira superficial. Não queremos apenas apresentar um passo a passo, mas reunir uma série de informações úteis tanto a professores que queiram conhecer mais das ferramentas, como usá-las e onde encontrá-las, quanto a pesquisadores que queiram se aprofundar em como está o estado da arte nessa área, além de encontrar grupos de pesquisa”, afirma.

O professor ainda levanta a necessidade de se apropriar da tecnologia de maneira consciente e construtiva, e da importância de fomentar iniciativas que ajudem a manter e ampliar a participação da USP no mapa da inovação. “A USP tem cursos que estão entre os melhores colocados nos rankings mundiais. É necessário buscarmos sempre a excelência e uma aproximação cada vez maior da sociedade. Ao mesmo tempo que divulgamos os conhecimentos desenvolvidos aqui dentro, o retorno e as contribuições vindas do público atingido serão fomentadoras de melhorias nas pesquisas que realizamos e nos conteúdos que publicamos”.


Entre vários materiais, o portal reúne no canal do Youtube vídeos sobre as tecnologias imersivas com tutoriais e demonstrações que podem ser úteis em projetos ou aulas.

Clique no player para ver um dos vídeos sobre como criar o primeiro projeto de realidade aumentada com a ferramenta XR.plus.

Para conferir todos os vídeos de tutoriais clique aqui.


Laboratórios virtuais

Os laboratórios virtuais simulam de maneira interativa experiências e ambientes reais de aprendizado, sendo uma alternativa ao ensino de determinados temas que não podem ser explorados em uma sala de aula ou laboratório físico em virtude dos riscos ou altos custos. Esses laboratórios podem ser de diversas áreas do conhecimento e envolver diferentes tecnologias, e muitos deles são desenvolvidos e testados por universidades e disponibilizados gratuitamente para alunos, professores e para os demais que queiram utilizá-los.

Portal reúne iniciativas como a desenvolvida pela Universidade do Colorado, que oferece simulações de física, química, biologia e matemática em sua plataforma on-line; nas imagens, simulação das energias envolvidas numa pista de skate – Foto: PHET

O portal, que se encontra atualmente em fase de testes, traz um catálogo de laboratórios e simuladores para disciplinas como matemática, química, biologia e física. A ideia é que o público acesse, dê um feedback da experiência como usuário e faça sugestões. O projeto também está aberto a receber novos participantes que queiram contribuir com o desenvolvimento de novas ferramentas, aprimoramento daquelas já existentes, análise de produtos, elaboração de tutoriais e outros materiais relacionados ao tema do portal.

Para conhecer o portal Educação Imersiva acesse https://pcs.usp.br/educacaoimersiva.


 

 

Livro faz uma introdução à realidade virtual e aumentada

Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, é possível baixar gratuitamente o livro Introdução a Realidade Virtual e Aumentada, lançado em 2018 e atualizado e ampliado em 2020. Publicado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a obra possui aproximadamente 500 páginas,19 capítulos e 47 autores com vasta experiência na área. É indicada como referência para cursos introdutórios a essas duas tecnologias/mídias imersivas, para pesquisadores e desenvolvedores que estejam ingressando nessa área e interessados em geral.

Confira a apresentação realizada pelo professor Romero Tori, um dos organizadores do livro, com a participação de alguns autores neste link. E acesse gratuitamente o conteúdo na íntegra clicando aqui.

 


Por Jornal da USP – Com informações da Assessoria de Comunicação da Poli USP

VEJA TAMBÉM ...