Professor Hamilton Varela é reeleito para mandato no IEA

O professor Hamilton Varela, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, foi reeleito para a Presidência da Comissão de Pesquisa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, para novo mandato de dois anos.

Professor Hamilton Varela em evento no IEA

O órgão atua desde 1986 na pesquisa e discussão interdisciplinar e abrangente, de questões fundamentais da ciência, cultura e políticas públicas, junto a segmentos  representativos da sociedade.

Destacam-se os trabalhos sobre políticas de desenvolvimento da ciência, tecnologia e cultura, bem como sobre o uso social do conhecimento.

Atualmente o IEA conta com 19 grupos de pesquisa, dentre os quais estão: Meio Ambiente e Sociedade; Política Ambiental; Nutrição e Pobreza; e Qualidade da Democracia.

O professor Hamilton Varela é membro do Grupo de Eletroquímica do IQSC e desde 2015 é Assessor Técnico de Gabinete da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Em 2016 foi eleito “fellow” da Royal Society of Chemistry (RSC).

Tem experiência na área de Físico-química, com ênfase em Sistemas Complexos, Dinâmica Não-Linear e Eletroquímica. É membro fundador e, desde novembro de 2010, Managing Scientist do “Ertl Center for Electrochemistry and Catalysis” na cidade de Gwangju, Coréia do Sul.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Crédito da foto: Leonor de Calasans