Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – IQSC: Workshop e Exposição

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)  foi instituído pela Universidade de São Paulo em 1994 e destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação para a atividade didática de graduação.  São duas as etapas a serem cumpridas.  A Preparação Pedagógica é desenvolvida ao longo de um semestre, quando os alunos do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) cursam a disciplina “Aspectos Avançados da Docência no Ensino Superior de Química”.   Na sequência, há o Estágio Supervisionado em Docência, onde o aluno aplica os conhecimentos adquiridos na primeira etapa, desenvolvendo um plano de trabalho junto a disciplina de graduação da unidade.

Workshop PAE

“É permitido ao estagiário, sob a supervisão do docente responsável, participar de seminários, experimentos de laboratório, estudos dirigidos e discussão de tópicos em pequenos grupos, bem como organizar e participar de plantões para elucidar dúvidas e aplicar provas e exercícios, estando terminantemente vedado substituir o docente nas aulas teóricas”, determina Portaria que regulamenta o programa.

As atividades realizadas pelos 24 estagiários PAE-IQSC do 1º semestre de 2016, serão apresentadas  durante  o Workshop PAE do IQSC, que será realizado no dia 08 de julho, sexta-feira, a partir das 14h, ocasião em que os estagiários apresentarão seus trabalhos em forma de pôster, suscitando discussão com a comunidade.  Assim como nas edições anteriores, haverá escolha dos melhores trabalhos.  A Profa. Dra. Fernanda Canduri, Presidente da Comissão Coordenadora do PAE-IQSC, informa que “realizamos uma votação entre os próprios alunos para escolha dos melhores pôsteres.  Isso estimula a troca de informação entre os participantes e os resultados obtidos mostram que há maturidade de julgamento entre os alunos, que a cada ano se mostram mais criteriosos.”

Fernanda informa ainda que “desde 2013 temos realizado após o Workshop,  a Exposição dos pôsteres do Workshop PAE com o objetivo de divulgar o trabalho realizado pelos alunos e assim ultrapassar o limite da sala de aula.”

A Exposição acontecerá de 9 a 15 de julho, no saguão térreo do edifício Q1 e todos os interessados estão convidados.

Mais informações sobre o PAE-IQSC clique aqui.

Workshop PAE-IQSC – 1º semestre de 2016

08 de julho de 2016, sexta-feira,