Química às 16h encerra o ano abordando uma nova visão de um velho problema: a eletroquímica da platina

Quem trabalha com pesquisas de células a combustível ou eletrolisadores sabe que a platina, metal raro e caro, é  o eletrocatalisador  mais usado nestes dispositivos de conversão de energia eletroquímica (que transforma energia química em energia elétrica).  Seu uso nestes dispositivos está associado à facilidade de quebra de ligações de hidrogênio, geralmente usado como combustível, por ser abundante e de queima mais limpa.

Na quinta-feira, 15 de dezembro de 2016, às 16 horas, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), o Prof. Dr. Marc Koper profere seminário onde abordará uma nova visão sobre a eletroquímica da platina.

O cientista apresentará seu trabalho recente sobre a compreensão da química da superfície da platina em um eletrólito aquoso, combinando a eletroquímica monocristal, os cálculos da teoria da densidade funcional, a modelagem de vácuo ultra-alto, a espectroscopia in situ e a microscopia de tunelamento por varredura eletroquímica in situ.  Afirma que vai desafiar algumas explicações existentes e interpretações de platina eletroquímica, e mostrar o desordenamento da superfície de platina que acontece em condições positivas (anódicas) e negativas (catódicas).

Marc Koper é pesquisador na Universidade de Leiden, na Holanda.  Formado em Química, fez seu pós-doutorado na Universidade de Ulm, na Alemanha.  Em 2016 recebeu o prêmio Brian Conway  de Eletroquímica Física da Sociedade Internacional de Eletroquímica, que é concedido a cada 2 anos, em reconhecimento pelas conquistas mais bem-sucedidas em Eletroquímica Física nos últimos anos.  Seus temas de interesse são: eletroquímica, eletrocatálise, ciência de superfície (eletroquímica) e (eletro-)química teórica e computacional.

O seminário integra o Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h” que objetiva discutir temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas.  O Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho é o  coordenador da atividade.

O evento é aberto a todos os interessados gratuitamente e será proferido em inglês.

Serviço:

“Electrochemistry of platinum: new views on an old problem”

Prof. Dr. Marc Koper, Holanda

15/12/2016, 16h, anfiteatro térreo do Instituto de Química de São Carlos – USP

Av. Trabalhador São-carlense, 400 – São Carlos -SP

Evento gratuito, proferido em inglês.

Inscrições aqui.

Texto: Sandra Zambon – Comunicação IQSC