Semana de Química: homenagem a Douglas Wagner Franco

Teve início nesta segunda-feira (03/10), no Instituto de Química de São Carlos – USP, a XIX Semana de Química Prof. Edson Rodrigues. Este ano o evento presta homenagem ao Prof. Dr. Douglas Wagner Franco.

A Profa. Elisabete Moreira Assaf abriu o evento fazendo uma explanação sobre a trajetória do homenageado.  Destacou que toda a programação foi organizada sobre as linhas de pesquisa de Douglas Franco que, segundo suas palavras “foi sem dúvida um grande pesquisador”.

Os filhos não puderam participar da cerimônia mas se fizeram representar pela mãe e, através de uma carta escrita por Dimitri (filho mais novo), agradeceram a homenagem ao pai.

Semana de Química: homenagem a Douglas Wagner Franco

O Prof. Dr. Sérgio Spinola Machado, Chefe de Departamento, convidou os alunos a aproveitarem as várias oportunidades oferecidas durante a programação, “fazendo assim uma justa homenagem a um dos nossos principais docentes e pesquisadores.”

O Diretor do IQSC, Prof. Dr. Germano Tremiliosi Filho, lembrou do Prof. Dr. Edson Rodrigues (que dá o nome à Semana) como a semente que gerou o atual Instituto de Química de São Carlos.  Destacou que o trabalho pioneiro do Prof. Douglas na área de Química de Alimentos, quando da criação do Laboratório da Química da Aguardente, se relaciona com a preocupação do homenageado em transformar o olhar da sociedade na medida em que a cachaça passa a ser vista como elemento a ser degustado socialmente e não consumido em exagero.

O evento de abertura contou também com a presença do Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero, que disse gostar de acompanhar atividades de extensão que envolvam a participação de alunos e a difusão de conhecimento. Afirmou que assuntos relacionados à Química despertam especial interesse pois quando criança, além do fato de acompanhar o pai que era Engenheiro Químico,  em suas atividades nos laboratórios,  um professor estimulou seu interesse por essa Ciência ao afirmar que tudo que enxergamos é Química, inclusive nós mesmos e ressaltou a importância do professor como instrumento inspirador.

A seguir, em palestra aos presentes, o Prof. Marcelo falou sobre a importância das atividades e projetos de cultura e extensão da Universidade e destacou que a universidade tem anualmente, cerca de 35 mil alunos de extensão, cerca de um terço do contingente de alunos da USP.

Entre obras das exposições “Faces” e “Terra Nossa”, esta última do Grupo FoCA – grupo de Fotografia do CAASO, os presentes ouviram apresentação musical de Marcelo Calegaro, funcionário do Instituto de Química de São Carlos.  Na ocasião, o Pró-Reitor conheceu Casimiro Paschoal “Lumbandanga” da Silva, funcionário da Escola de Engenharia de São Carlos – USP, autor dos textos e fotografias da exposição “Faces” que integrou a 21ª Semana de Arte e Cultura da USP.   A exposição resulta da viagem de Casimiro a Angola, na África, em busca de sua ancestralidade.   Casimiro disse estar emocionado com a atenção que tem recebido do Instituto de Química de São Carlos – USP, através da Comissão de Cultura e Extensão e da biblioteca e entregou ao Pró-Reitor o projeto de um livro, contando sobre a viagem que transformou seus conceitos e o inspirou.

Os Profs. Wagner Luiz Polito e Benedito dos Santos Lima Neto, visivelmente emocionados,  falaram sobre o Prof. Dr. Douglas Wagner Franco como um mestre e amigo e contaram passagens de histórias pessoais.  Lima Neto recomendou um vídeo disponível na internet onde o próprio Prof. Douglas fala sobre o desenvolvimento da sua pesquisa.  Polito encerrou sua apresentação com uma frase de Cora Colarina “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” e disse não ter dúvidas que Douglas era feliz, mas sobretudo era uma pessoa honrada.

XIX Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues”

Homenagem ao Prof. Dr. Douglas Wagner Franco

03 a 07 de outubro de 2016, IQSC-USP

Av. Trabalhador são-carlense, 400

Inscrições: www5.iqsc.usp.br/eventos

Acesse a programação aqui.

Contato: (16) 3373-8036 ou alessandra@iqsc.usp.br

Texto: Sandra Zambon – Comunicação IQSC