Seminário no IQSC aborda avanços na proteção contra corrosão de ligas de alumínio

O alumínio é o terceiro metal mais abundante na crosta terrestre e, apesar de já ter sido encontrado o óxido de alumínio em objetos cerâmicos persas de 7 mil anos, ele só começou a ser produzido comercialmente há aproximadamente 150 anos.  Segundo a Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, a cidade de Ouro Preto (MG)  produziu o primeiro lingote de alumínio do Hemisfério Sul, na fábrica da Elquisa, em 1945.

“O alumínio e suas ligas têm papel destacado em diversas áreas de aplicações industriais. No entanto, a sua susceptibilidade à corrosão vem limitando ou mesmo impedido o seu uso em maior escala para diversas aplicações”, explica Marília Evelyn Rodrigues Oliveira, que estuda avanços na proteção contra corrosão de ligas de alumínio combinando o uso de revestimentos à base de polímeros condutores e nanopartículas.

O alumínio é empregado na fabricação de bens de consumo, na construção civil, em embalagens, na indústria elétrica, em máquinas e equipamentos, na indústria automotiva e de transporte, entre outros usos. O uso do alumínio para reduzir o peso dos veículos do setor de transportes no mundo pode evitar a emissão de 660 milhões de toneladas de dióxido de carbono ao ano – 9% das emissões do gás de efeito estufa relacionadas ao segmento -, que é o maior consumidor do metal no mundo, segundo dados da ABAL.

Marília é licenciada em Química pela Universidade Federal do Piaui, onde também fez seu mestrado em Ciências dos Materiais na área de Materiais Cerâmicos e Filmes.  Atualmente desenvolve seu doutorado junto ao Instituto de Química de São Carlos – IQSC, da USP, sob orientação do Prof. Dr. Artur de Jesus Motheo.

Nesta sexta-feira (20/5), às 10h, no anfiteatro térreo do IQSC, a doutoranda profere seminário onde apresentará seu trabalho.  O seminário integra as normas do programa de pós-graduação do Instituto e é aberto a todos os interessados, gratuitamente.

Para saber mais sobre o seminário: www5.iqsc.usp.br/eventos

Para saber mais sobre o alumínio:  www.abal.org.br/

SERVIÇO

Seminário “Avanços na proteção contra corrosão de ligas de alumínio combinando o uso de revestimentos à base de polímeros condutores e nanopartículas.”

MSc. Marília  Evelyn Rodrigues Oliveira (pós-graduanda junto ao IQSC-USP)

20/5/2016 – sexta-feira, 10h, anfiteatro térreo do IQSC-USP

Av. Trabalhador São-carlense, 400