Síntese de materiais híbridos e aplicação

Avanços técnico-científicos advindos da compreensão do processo Sol-Gel e da química dos precursores impulsionou a síntese de materiais híbridos orgânicos/inorgânicos, resultando em materiais com propriedades mecânicas e físico-químicas distintas dos componentes e com alta compatibilidade, informa Mateus Batista Simões.

Laser

O seminário “Síntese de materiais híbridos orgânico/inorgânicos e sua utilização em dispositivos ópticos e lasers aleatórios” será proferido por Simões, na sexta-feira, 03 de fevereiro de 2017, às 10 horas no anfiteatro A do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP.  O palestrante informa que abordará “as diferentes classes de materiais híbridos e seus métodos de síntese, suas propriedades e métodos de modificação, objetivando sua utilização na área fotônica e óptica. Em maior detalhe, será discutida a possibilidade de utilizar estes materiais híbridos para atuarem como matriz flexível ou filmes para laser aleatório.”

O palestrante

Durante sua graduação em Química no IQSC-USP, Mateus Batista Simões foi  bolsista do Programa de Educação Tutorial (MEC) e trabalhou com a Profa. Dra. Ana Maria de Guzzi Plepis no projeto “Filmes de quitosana/amido para liberação controlada de ciprofloxacina: efeito do plastificante e da oxidação do amido”, com bolsa PIBIC/CNPq. O trabalho foi premiado no World Forum on Advanced Materials, realizado na Polônia. Ainda na graduação, participou de intercâmbio científico junto à Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal.

O mestrado em Química Inorgânica na Universidade Estadual de Campinas, foi concluído em 2014 quando apresentou a dissertação “Estudo da síntese de carbon dots via carbonização hidrotérmica e avaliação frente a biossistemas”.

Desenvolve seu doutorado em Química Analítica e Inorgânica no IQSC-USP sob orientação do Prof. Dr. Ubirajara Pereira Rodrigues Filho, com pesquisa na área de filmes de nanocompósitos de materiais híbridos uretanasils produzidos via rota de fixação de dióxido de carbono.

Seminário

Mateus Batista Simões (pós-graduando junto ao IQSC-USP)

03/02/2017 – sexta-feira, 10 horas, anfiteatro A do IQSC-USP

Av. Trabalhador são-carlense, 400