Toxicidade da poluição do ar é o assunto do Prof. Paulo Saldiva na próxima edição do Química às 16

“A poluição do ar é um problema grave de saúde pública, promovendo a mortalidade precoce de mais de três e meio milhões de pessoas ao ano em escala global, devido a doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer”, afirma o Prof. Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva, que proferirá seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP, na próxima edição do Ciclo de Palestras e Seminários Química às 16h.

poluicao

Saldiva, que é professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP, acrescenta que “o estudo da toxicidade dos poluente apresenta desafios consideráveis, uma vez que as fontes emissoras de poluentes emitem uma complexa mistura de compostos, os quais, em meio livre, sofrem substanciais modificações fotoquímicas”.

Durante o seminário “Poluição do ar: toxicidade de uma mistura complexa” que será no dia 07 de dezembro de 2016, quarta-feira, às 16 horas, no anfiteatro térreo do IQSC, o pesquisador discutirá algumas das abordagens que vêm sendo empregadas para o esclarecimento dos mecanismos de lesão dos poluentes a diferentes órgãos e tecidos.

As vagas são limitadas e gratuitas. Haverá emissão de declaração aos participantes que se cadastrarem pelo site www5.iqsc.usp.br/eventos

Sobre o palestrante

O Prof. Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva é Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP e Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP desde abril deste ano.  Possui mais de mil publicações entre artigos completos e  resumos em anais de congressos nacionais e internacionais, além capítulos de livros e outros trabalhos.

Dentre os vários prêmios e homenagens que recebeu, destacamos:  a classe  “Comendador” da Ordem Nacional do Mérito Científico, outorgada em 2010 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e que premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à Ciência e à Tecnologia e o prêmio Paul Donavan Kigar, recebido em 2011, que presta homenagem a seres humanos que se esmeram em seu trabalho com conduta e caráter exemplares.

Suas atividades de pesquisa estão concentradas nas áreas de: anatomia patológica, fisiopatologia pulmonar, doenças respiratórias e saúde ambiental e  ecologia aplicada.

Química às 16

O seminário integra o Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h” que objetiva discutir temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas.  O Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho, coordena a atividade.

As palestras e seminários acontecem durante o ano todo.

Seminário

“Poluição do ar: toxicidade de uma mistura complexa”

Prof. Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva

FM-USP  e  IEA-USP