USP tem inscrições gratuitas em roteiros para mostrar seu patrimônio cultural

Promovido pelo Centro de Preservação Cultural da USP, projeto de Roteiros do Patrimônio da Universidade tem inscrições abertas para três itinerários nos meses de junho, julho e agosto

Público durante o Roteiro do Patrimônio na Cidade Universitária – Foto: Acervo CPC

A USP, uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina, tem mais de 40 unidades de ensino e pesquisa, distribuídas nos campi da capital e do interior do Estado de São Paulo, além de unidades de ensino, museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios. Tudo isso agrega um conjunto de bens culturais constituído tanto pelas edificações e monumentos como por áreas naturais, museus, acervos e coleções de natureza diversa, documentação acadêmica e referências culturais. É a partir desse patrimônio que a comunidade acadêmica estabelece processos de construção do conhecimento, pertencimento, relações cotidianas, valor e constrói suas memórias.

Para apresentar parte desse vasto e rico patrimônio cultural, o Centro de Preservação Cultural da USP/Casa de Dona Yayá lança o projeto Roteiros do Patrimônio da USP, com três itinerários para visitas à Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, ao centro da capital e ao campus São Carlos.

São passeios percorridos a pé que passam por edifícios e conjuntos arquitetônicos de relevância cultural e histórica, como o prédio da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, o Centro Universitário Maria Antonia, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e o edifício conhecido como E1, que é parte do projeto original da cidade universitária de São Carlos. Muitos dos pontos de parada são reconhecidos e tombados pelos órgãos de preservação do patrimônio no Brasil.

O CPC-USP já realizou uma série de saídas dos roteiros com os calouros da USP e com outras instituições de ensino superior no começo do ano e agora abre a agenda para o público em geral, com saídas acompanhadas por monitores. Para cada roteiro foi produzido um folheto com o mapa do local, o trajeto sugerido e uma apresentação sobre cada ponto de parada. A experiência da visita é complementada por áudios disponíveis em QR Code com informações sobre os locais e gravação dos sons dos ambientes da USP, ampliando as possibilidades de compreensão dos espaços visitados.

A atividade acontece uma vez por mês, sempre às quartas-feiras, com inscrições antecipadas, em eventos institucionais ou atendendo grupos específicos. Qualquer pessoa pode se inscrever, individualmente ou em grupo, mesmo que não tenha vínculo com a Universidade. A participação é gratuita e as inscrições são feitas por meio de formulário eletrônico.

Calouros da USP em itinerário pelo campus Butantã – Foto: Acervo CPC USP

Os Roteiros do Patrimônio da USP dão continuidade às pesquisas e publicações do CPC, que buscam identificar, divulgar e problematizar o patrimônio cultural da Universidade e suas referências culturais.

Conheça os itinerários:

Roteiros do Patrimônio da USP – Campus Butantã

O percurso pela Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira explora o cotidiano da USP, com exemplos do patrimônio cultural do campus partindo do Centro de Práticas Esportivas e seguindo para o Conjunto Residencial, Escola Politécnica, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Valorizando os usos e as vivências cotidianas, os lugares e edifícios, bem como as memórias, o trajeto propõe uma reflexão sobre os múltiplos significados do patrimônio cultural da Universidade de São Paulo.

Roteiros do Patrimônio da USP – Centro da cidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo guarda estreita relação com a região central da capital. As instituições de ensino superior que deram origem à USP em 1934, à exceção da Escola Superior de Agricultura em Piracicaba, ficavam nessa região, como a Faculdade de Direito, a Faculdade de Medicina, a Escola Politécnica, a Faculdade de Farmácia e Odontologia, a Escola de Medicina Veterinária, o Instituto de Educação e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A construção do campus universitário no bairro do Butantã levou à transferência de algumas unidades para lá, permanecendo no Centro o chamado Quadrilátero da Saúde, a Faculdade de Direito, uma unidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e órgãos de extensão e cultura.

Roteiros do Patrimônio da USP – Campus São Carlos

Partindo do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro da cidade de São Carlos, e terminando na portaria principal do campus, na Avenida Trabalhador São-Carlense, o roteiro pretende compreender o patrimônio universitário para além do campus, alcançando a própria cidade. Passa pelos principais pontos da vivência universitária na Cidade Universitária de São Carlos, percorrendo edificações, áreas livres e lugares de significado para a memória e a história da USP.

Todos os passeios serão realizados às quartas-feiras, das 14 às 17 horas

• 28 de junho
  • 12 de julho
    Roteiro: Campus USP São Carlos
  • 26 de julho
  • 16 de agosto
    Roteiro: Campus USP São Carlos
  • 30 de agosto
    Roteiros: Campus USP Butantã e Centro de São Paulo

Para fazer a inscrição em algum dos roteiros clique aqui.

Texto: Comunicação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

Por Jornal da USP