Nesta quarta-feira, 14 de novembro, às 10 horas, no anfiteatro A, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferece o seminário Técnicas fotônicas para análises agroambientais, proferido por Carla Pereira de Morais.
A fotônica faz referência às tecnologias que se baseiam na utilização de fótons, ou seja, luz. Ela surgiu após a invenção do laser, com o objetivo de utilizar a luz para desempenhar funções que antes eram do campo da eletrônica e está intimamente relacionada com a óptica. As aplicações fotônicas continuam crescendo e abrangem diversas áreas da ciência e da tecnologia. Em particular, a fotônica tem apresentado resultados significativos e importantes para o setor agroambiental, no que diz respeito ao aumento da produtividade e a sustentabilidade da produção, por apresentarem vantagens como: pouco ou nenhum preparo da amostra, custo relativamente baixo, análise rápida e em tempo real e a possibilidade da análise in situ, segundo nos informou Carla Morais.
O seminário abordará as seguintes técnicas fotônicas, com potencial para desenvolvimento de instrumentação para análise em campo: imagem de fluorescência induzida por laser (LIFI), a espectroscopia de fluorescência induzida por laser (LIFS) e a espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS).
A palestrante desenvolve seu doutorado no IQSC-USP, sob orientação da Dra. Débora Marcondes Bastos Pereira Milori, da Embrapa Instrumentação. Atua na área de Química Analítica, principalmente em LIBS e espectrometria de absorção atômica em chama de alta resolução e fonte contínua (HR-CS FAAS).
Endereço: Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Área 1 – edifício Q1
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Contato: (16) 3373-9909
Por Sandra Zambon com informações de Carla Morais
Foto: Sabine/Pixabay CC0