Oferecido pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, serviço recebe propostas até o dia 10 de fevereiro; análises serão realizadas no período de março a junho de 2025

Serviço oferece relatório técnico com tabelas, gráficos e conclusões – Foto: RDNE Stock Project/Pexels
O Centro de Estatística Aplicada (CEA) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP está com inscrições abertas para oferecer consultoria e assessoria em estatística aplicada a pesquisadores, instituições públicas e privadas. O serviço, realizado por alunos do último ano do curso de Estatística sob a orientação de professores da Universidade, aceita propostas até o dia 10 de fevereiro, pelo formulário on-line neste link. Em geral, o prazo para a realização de um projeto é de quatro meses (março a junho).
A iniciativa busca auxiliar na análise de dados e na elaboração de estatísticas, fundamentais para embasar decisões em diversas áreas. Desde um cientista que precisa definir como coletar dados ou estimar o tamanho da amostra de sua pesquisa até empresas que desejam avaliar seu desempenho ou órgãos públicos que necessitam interpretar dados de consumo de energia, a estatística pode revelar informações que não são facilmente perceptíveis.
Os interessados devem preencher uma ficha disponível na página do CEA e pagar uma taxa de R$ 80,00. Os projetos passarão por uma triagem entre os dias 11 e 20 de fevereiro, e o resultado será divulgado no início de março. Para que a proposta seja considerada, é necessário que os dados estejam organizados em planilha eletrônica e que os responsáveis participem de reuniões e apresentações durante o semestre.
Caso o projeto seja selecionado, será enviado por e-mail ao inscrito um boleto adicional no valor de R$ 200,00. Ao final do processo, é entregue um relatório técnico com tabelas, gráficos e conclusões.
Mais informações estão disponíveis em: https://www.ime.usp.br/cea.
Por Jornal da USP