Conteúdo vai tratar de temas como desempenho acadêmico em um mundo em transformação e ciência aberta e transição digital; inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro

Curso vai abordar o desenvolvimento de competências e habilidades para analisar criticamente o uso de métricas – Arte sobre foto/USP Imagens
Direcionado a lideranças e profissionais de gestão universitária, dirigentes de instituições de ensino superior e comunicadores de ciência, o 6º Curso de Atualização em Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais tem inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro. O curso se inicia no dia 4 de março e tem duração total de 80 horas, sendo 50 horas de estudo a distância e 30 horas de atividades em grupo. As inscrições devem ser realizadas pelo formulário on-line neste link.
O Métricas será realizado entre os meses de março e novembro, no modo on-line, com previsão de dedicação semanal de duas horas por semana e 30 horas de atividades complementares. Faz parte do projeto Indicadores centrados na sociedade para o desempenho de universidades públicas, apoiado pelo Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e coordenado pelo professor Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP.
O objetivo é desenvolver competências e habilidades para análise crítica do uso de métricas, além de incentivar ações relacionadas ao aprimoramento do desempenho institucional das universidades no Brasil. O conteúdo foi delineado para ampliar a compreensão de questões relativas a indicadores para fins de desempenho acadêmico e comparações internacionais. Confira o resumo do programa 2025:
Introdução ao estudo de métricas e indicadores de desempenho
- Módulo 1. Desempenho acadêmico em um mundo em transformação / Mensuração e comparação institucional
- Módulo 2. Comparações internacionais: metodologias, critérios e métricas
- Módulo 3. Avaliação responsável de desempenho acadêmico
Temas e práticas em indicadores
- Módulo 4. Impacto institucional na sociedade: construção e monitoramento
- Módulo 5. Impactos em temas prioritários: Indicadores e metodologias
- Módulo 6. Ciência aberta e transição digital / Governança de indicadores
- Módulo 7. Comunicação, articulação e diálogos com a sociedade
- Módulo 8. Mudanças institucionais: experiências nacionais e internacionais
O processo de seleção levará em conta a análise de currículo, a motivação para participar do curso e o vínculo institucional. O resultado final da seleção será divulgado até 7 de março de 2025.
Dúvidas sobre o processo de seleção ou sobre o programa do curso devem ser encaminhadas ao e-mail: metricas.edu@usp.br.
Mais informações no site do curso neste link.
Por Jornal da USP com informações da Agência Fapesp