Orientanda de pesquisador do CeMEAI ganha bolsa integral para Doutorado na Imperial College, em Londres

Alice Valença De Lorenci foi agraciada com a bolsa President’s PhD Scholarship, concedida a apenas 50 estudantes em todo o mundo; aluna pesquisará Sistemas Complexos, área na fronteira do conhecimento matemático

A Imperial College está entre as 10 melhores universidades do mundo | Foto: Thomas Angus/ Imperial College

A aluna Alice Valença De Lorenci, egressa do curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foi agraciada com uma das mais prestigiadas bolsas da Imperial College, universidade britânica considerada uma das dez melhores do mundo.

Alice integrará o time de fellows do President’s PhD Scholarship, que seleciona os 50 melhores estudantes de universidades de todo o globo para desenvolver pesquisas de ponta. Na área de matemática, apenas três vagas são disponibilizadas. Alice é orientanda do professor Tiago Pereira, integrante do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e docente do ICMC.

“Desde o Ensino Fundamental tive uma afinidade natural pela matemática e, com o apoio dos meus pais e o claro sonho de seguir a carreira acadêmica, ingressei no curso de Engenharia de Computação do ICMC, onde descobri minha vocação na pesquisa em matemática”, aponta Alice. Desde o ingresso na Universidade, ela participou de grupos de estudo e aprofundamento matemático. O professor Hildebrando Munhoz Rodrigues (In Memorian) reconheceu o talento de Alice, apresentando-a para uma orientação precoce com Tiago Pereira.

Talento matemático

Segundo Pereira, por seu desempenho acadêmico, Alice realizou uma dupla diplomação na França, estudando aplicações matemáticas para o aprendizado de máquina no Institut Polytechnique de Paris. A experiência internacional ampliou seus horizontes, mas também reforçou o desejo de explorar a matemática em sua essência. Ao retornar ao Brasil, Alice retomou a colaboração com o grupo de Tiago e decidiu seguir para o doutorado.

Alice é orientanda do pesquisador Tiago Pereira, do CeMEAI, tendo uma das melhores performances acadêmicas de seu curso | Foto: Arquivo pessoal

“Quando a Alice chegou no primeiro ano, o professor Hildebrando me avisou: ‘Tem uma menina aqui que é simplesmente fora da curva’. E ele não errou”, orgulha-se Tiago. Ele explica que a President’s PhD Scholarship possui um rigoroso processo seletivo, analisando domínio técnico, capacidade de inovação e potencial para liderar uma geração. “Essa bolsa é como um Nobel para jovens pesquisadores”, destaca Tiago Pereira.

Tiago é pesquisador da área de Mecânica dos Fluidos Computacional, no CeMEAI Foto: CeMEAI

No Imperial College, ela estudará sistemas complexos — estruturas com múltiplos componentes interconectados, como redes neurais ou sociais. “Essa área busca prever o comportamento desses sistemas e, a partir de dados, inferir seus modelos”, explica.

“Meninas, temos espaço!”

Alice finaliza com uma mensagem para jovens mulheres que desejam seguir carreira em exatas: “Somos minoria, mas cada uma de nós conta. Espero que nossa trajetória mostre que há espaço e que é possível. Para as meninas que sonham com a matemática: seu lugar é aqui, e ele começa quando você acredita que merece estar”.

VEJA TAMBÉM ...