Chamada Futuros Cientistas oferece bolsas a estudantes de graduação vindos de escolas públicas

Bolsas de iniciação científica oferecidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo também contemplam ingressantes por ações afirmativas, olimpíadas do conhecimento e Provão Paulista

Uma menina está sentada em uma mesa, estudando com seu notebook em uma biblioteca

Bolsas buscam incentivar acesso à pesquisa acadêmica – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Para incentivar estudantes a ingressarem na pesquisa por meio da Iniciação Científica, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) está recebendo propostas na chamada Futuros Cientistas – Prof. Sérgio Muniz Oliva Filho. O foco das bolsas são alunos que ingressaram no ensino superior por meio de ações afirmativas, olimpíadas do conhecimento, Provão Paulista ou que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. As propostas podem ser enviadas até o dia 4 de setembro por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da Fapesp.

A chamada homenageia o professor Sérgio Muniz Oliva Filho, que faleceu em 12 de março. Além de sua destacada atuação na área de matemática aplicada, ele também é reconhecido pelo empenho na formação de novos cientistas e no desenvolvimento de estratégias para a permanência de estudantes nos cursos de graduação em áreas de exatas. Oliva Filho sempre agiu para inserir desde cedo na pesquisa alunos e alunas de graduação, buscando diminuir a alta taxa de evasão no 1º ano.

As propostas poderão solicitar até duas bolsas de Iniciação Científica por projeto e passarão por duas etapas iniciais: habilitação e enquadramento. Na fase de habilitação, a Fapesp verifica se toda a documentação exigida foi enviada corretamente. Caso falte algum documento, a proposta será devolvida e poderá ser reenviada dentro do prazo estabelecido. Em seguida, ocorre a etapa de enquadramento, em que a fundação avalia se a proposta atende aos critérios definidos na chamada. As propostas aprovadas nessas etapas seguem para análise de um comitê gestor, que pode contar com apoio da diretoria científica. Esse comitê fará uma recomendação à diretoria, que dará a palavra final. A decisão ainda será encaminhada ao Conselho Técnico-Administrativo, que deverá referendar a deliberação.

Serão concedidas até 400 bolsas em cada rodada da chamada, com possibilidade de inclusão de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (Bepe). Os resultados serão divulgados em dezembro de 2025.

Todas as informações sobre a chamada Futuros Cientistas estão disponíveis neste link.

 

Por Jornal USP – Texto adaptado da Agência Fapesp

VEJA TAMBÉM ...