CDCC e Observatório Dietrich Schiel inauguram o Teatro Virtual de Imersão

O Teatro Virtual de Imersão (TVI) é o mais novo espaço científico e cultural do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) no campus da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, inaugurado no último dia 10 de outubro de 2025.

Localizado na Área 1 do campus, como um anexo do Observatório Dietrich Schiel (ODS), o TVI contém 44 lugares, com poltronas reclináveis dispostas em arcos, um teto com uma tela interna inflável de forma côncava e semiesférica com 10 metros de diâmetro, um projetor cuja luminosidade atinge 10 mil lumens e com resolução de 4k e um sistema de som 5.1 para permitir que a imersão seja, também, sonora.

Quando o Teatro Virtual é usado com conteúdo astronômico, ele é mais conhecido como planetário, equipamento de divulgação científica utilizado em todo o mundo e que completou 100 anos em 2025. Além dos conteúdos de astronomia, o TVI também
se dedicará a projeções de outros conteúdos científicos e culturais, sendo um equipamento multiusuário do campus.

A ideia de se instalar inicialmente um planetário, e posteriormente uma sala de projeção multidisciplinar em domo, foi concebida conjuntamente pelo astrônomo André Luiz da Silva do ODS-CDCC, pela Professora Cibelle Celestino Silva e pelo Professor Valter Líbero, ambos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), há pouco mais de 10 anos. Desde então a ideia e o projeto tomaram forma e, com o apoio da gestão do reitor Professor Carlos Gilberto Carlotti Junior e da vice-reitora Professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, o TVI foi instalado, com a honrosa presença destes dirigentes na sua inauguração.

A Direção do CDCC, na gestão da Professora Nelma Regina Segnini Bossolan, e a Direção do IFSC, na gestão do Professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior, coordenaram a instalação do TVI. O projeto preliminar do TVI foi feito pelo Arquiteto Eduardo A. Silva e a gestão técnica foi feita pela Engenheira Cilene de Cassia Garcia e equipe, todos pertencentes à Divisão do Espaço Físico da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (DVEF/PUSP-SC). A gestão administrativa e financeira foi realizada pelo Serviço Administrativo e Financeiro do CDCC e pela Divisão Financeira do IFSC. A equipe de servidores do CDCC, em particular a equipe do ODS, apoiou constantemente a concepção e execução do projeto, atuando de acordo e além de suas respectivas atribuições.

O TVI representa um presente para a cidade de São Carlos e toda comunidade da cidade e região, e vem coroar os 45 anos de atuação do CDCC e 40 anos do ODS em prol da divulgação científica!

Confira aqui o slideshow com as fotos desse dia!

VEJA TAMBÉM ...