Inscrições para o Enem-USP começam no dia 24 de novembro para quem pretende usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar na Universidade

Processo seletivo Enem-USP tem datas divulgadas – Arte sobre foto/Freepik
No dia 24 de novembro, às 12 horas, começam as inscrições para estudantes que pretendem tentar uma vaga na USP usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo processo de ingresso da Universidade, divulgou o cronograma, que está disponível no site do Enem-USP neste link.
As inscrições para o Enem-USP se encerram no dia 19 de dezembro, data que também é o prazo para o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 11,00. Estão isentos da taxa inscritos no vestibular Fuvest 2026 que obtiveram isenção de taxa, candidatos que se enquadrem nas categorias EP (escola pública) e PPI (pretos, pardos e indígenas) e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Nesse processo, o candidato escolhe uma única Área do Conhecimento e pode selecionar, em ordem de prioridade, até o máximo de três cursos pretendidos. É possível alterar as opções de curso das 12h do dia 20 de janeiro de 2026 até as 12h do dia seguinte, 21 de janeiro.
No dia 23 de janeiro será divulgada a primeira chamada de aprovados, com pré-matrícula virtual disponível de 27 a 30 de janeiro. A segunda chamada de aprovados será no dia 3 de fevereiro, com pré-matrícula nos dias 4 a 6 do mesmo mês. E a terceira chamada será no dia 10 de fevereiro, com pré-matrícula nos dias 11 a 13.
Se as vagas não forem preenchidas, ainda haverá a possibilidade de participar da lista de espera. A manifestação de interesse em participar dessa lista será nos dias 19 e 20 de fevereiro. Estão programadas três chamadas para os classificados na lista de espera: no dia 3 de março (primeira lista), no dia 10 de março (segunda lista) e em 17 de março (terceira lista).
Vagas reservadas
Ao todo, são 1.500 vagas nos cursos de graduação da USP, que serão preenchidas com base nos resultados obtidos no exame nacional realizado em 2025. Desse total, 684 vagas serão reservadas para candidatos na modalidade de ampla concorrência, 512 para estudantes EP (escola pública) e 304 para estudantes PPI (pretos, pardos e indígenas). É possível conferir a tabela de vagas por curso clicando aqui.
Além do Enem-USP, a USP oferece mais duas formas de ingresso para os novos estudantes: o vestibular da Fuvest (com inscrições já encerradas) e o Provão Paulista (processo aplicado nas escolas públicas de São Paulo). A USP reserva 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP), considerando os três processos de seleção. Nesse percentual incide reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, segundo o último Censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 37,5%.
Todas as informações sobre o processo seletivo Enem-USP estão disponíveis no site https://www.fuvest.br/enem-usp.
Por Jornal da USP



