Última palestra do Ciclo ACT> 2025 aborda a visualização artística de dados

Barbara Castro vai compartilhar sua experiência como artista, pesquisadora e curadora

No dia 25 de novembro, terça-feira, a pesquisadora Barbara Castro vai ministrar a palestra Visualização artística de dados: das metáforas à visceralização em evento promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos (IEA-USP). A palestra integra o Ciclo ACT>, sequência de encontros sobre assuntos que envolvem arte, ciência, tecnologia e suas interconexões. A palestra será online, a partir das 17h, via meet. Há ainda a possibilidade do público assistir à transmissão na Sala de Projetos do IEA junto com o Grupo de Pesquisa ACT>,  organizador do evento.

Nesta apresentação, Barbara Castro irá compartilhar parte da sua pesquisa sobre a prática artística baseada em dados. A pesquisadora irá abordar sua produção autoral que inclui temas como conectividade, fluxos, relação entre o corpo e as emoções, percepção humana dos fenômenos naturais e interação.

Vai relatar também sua experiência como co-curadora das exposições Existência Numérica (2018), Data Corpus (2019) e Existência Numérica: Emergências (2024). Juntas, as três exposições receberam cerca de 80 mil visitantes no Rio de Janeiro.

Barbara Castro é professora adjunta da Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ, onde coordena o MediaLAB, um projeto de extensão que incentiva a cultura de experimentação e programação criativa, promovendo o pensamento e desenvolvimento crítico e criativo de tecnologias em parceria com eventos e instituições culturais.

Sua pesquisa e produção já foram apresentadas na França, Dinamarca, Portugal e Colômbia. O estúdio Ambos&&, fundado por ela em 2015,  realizou consultoria, curadoria e instalações interativas para diversas instituições culturais no Brasil, dentre elas o Centro Cultural Banco do Brasil, Futuros Arte e Tecnologia, Museu do Amanhã, Museu Nacional, SesiLAB, Museu de Arte do Rio e Casa Firjan.

Barbara Castro é doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, mesma instituição em que defendeu seu mestrado em co-orientação com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Foi também professora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio entre 2018 e 2023.

Mais informações:

ieasc@sc.usp.br | (16)3373-9177

VEJA TAMBÉM ...