Audiolivros da Biblioteca Virtual Pearson estão disponíveis para a comunidade USP

Além de um acervo de 15 mil e-books dirigido a professores, alunos e funcionários da USP, a plataforma acaba de lançar uma versão beta de audiolivros, ampliando as formas de estudo

Página de internet com cinco capas de livros

Biblioteca Virtual Person agora oferece audiolivros – Foto: Divulgação/Pearson

Com acervo de 15 mil e-books disponíveis para a comunidade universitária, viabilizados pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, a Biblioteca Virtual Pearson anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade: os audiolivros. A Pearson, que tem duas décadas no mercado e um acervo pioneiro, oferece uma vasta gama de títulos em português, abrangendo mais de 40 áreas do conhecimento e contando com a colaboração de mais de 35 editoras renomadas. A nova versão beta (de testes) de audiolivros se apresenta como um novo formato de conteúdo, permitindo que os usuários escolham entre ler o e-book ou ouvir o audiolivro. O acesso é via VPN, com cadastro inicial utilizando o e-mail USP e senha do usuário, neste link.

O novo player de áudio oferece uma reprodução fluida e responsiva, proporcionando maior flexibilidade na forma como os usuários interagem com o material. Nesta fase inicial, será priorizada a estabilidade e usabilidade, e ao longo dos próximos ciclos, estão previstas novas funcionalidades e aprimoramentos a serem incorporados. Além disso, a inclusão de audiolivros é um passo importante para a acessibilidade, oferecendo métodos alternativos de consumo de conteúdo para pessoas com diferentes necessidades ou preferências de aprendizagem.

O acesso a esse material é ilimitado para a comunidade USP, mediante um cadastro simples e o uso de login e senha específicos. Os usuários podem se registrar através deste link, utilizando seu e-mail institucional (@usp.br). Para auxiliar no processo, um manual do usuário detalhado (Manual Pearson v.7) está disponível para consulta. Para aproveitar a nova funcionalidade, os usuários devem acessar a plataforma da Pearson pelo navegador ou aplicativo e procurar pelos títulos que possuem a opção de áudio disponível.

Cada obra é descrita individualmente na plataforma, e os e-books estão disponíveis nos formatos PDF e ePub. Além da leitura, a plataforma oferece funcionalidades como buscas internas no conteúdo e a possibilidade de baixar o livro para leitura offline através do aplicativo. Para facilitar a retomada da leitura, os usuários podem copiar o link de acesso às obras e enviá-lo para seu próprio e-mail.

Há recursos avançados de personalização e busca. Também é possível selecionar preferências com o auxílio de inteligência artificial, criar listas de leitura personalizadas por categoria de assunto, subcategorias ou editoras de preferência, e realizar buscas por autor ou título. A coleção de e-books é frequentemente atualizada, garantindo que o conteúdo seja sempre relevante e atual.

Livros para ouvir 

O acervo da Biblioteca Virtual Pearson inclui desde clássicos da literatura até obras acadêmicas e contemporâneas. Os audiolivros estão separados pelas seguintes categorias: Artes e Disciplinas da Linguagem, Ciências da Terra, Ciências Sociais, Direito, Economia de Negócios, Educação, Filosofia, Finanças Pessoais, Investimentos e Títulos, e Medicina e Saúde.

Da primeira categoria, por exemplo, o usuário encontra Narrativas de Vida de Antígona (Sófocles), Sor Juana e Olympe de Gouges, fruto de uma longa trajetória de pesquisas acadêmicas nas áreas de Linguística, Direito e Literatura que resultou na escrita da tese doutoral, premiada no Brasil e no exterior, sobre as narrativas de vida de Antígona (Sófocles) (442 a.C.), Sor Juana Inés de la Cruz (1648-1695) e Olympe de Gouges (1748-1793). Nessa obra, foram analisadas vozes enunciadoras que marcaram as origens do Direito, em sua complexidade que envolve as noções dos direitos humanos.

Também está disponível no formato de audiolivro Ecogeografia da Amazônia, que traz uma análise comparativa do processo de mudança de uso e de cobertura da terra em relação ao estoque de carbono (CO2) e mercúrio (Hg) no solo sob sistema florestal e agroflorestal no espaço rural sul-amazônico. A obra define, com base em dados geoquímicos recentes, o SAF (Sistema Agroflorestal) como a tecnologia agrícola sustentável que tem elevado potencial na produção de bens materiais e, ao mesmo tempo, de atenuar o lançamento de GEE e Hg, e a mudança climática local, regional e mundial. Por fim, oferece uma proposta metodológica pioneira de tratamento de dados geográficos espaciais em Sistema de Informação Geográfico – SIG com base na primeira Lei de Geografia.

Há também muitos títulos em Direito, que contam com player de áudio, como Gerenciamento de Infraestrutura, que apresenta em 11 capítulos as etapas que integram um projeto de infraestrutura internacional, trazendo, no final de cada capítulo, ‘histórias’ que seguramente têm se repetido através do tempo em muitos lugares; Acesso à Justiça, tema analisado sob uma perspectiva multidisciplinar, visando tanto à prevenção como à solução do conflito, e buscando fomentar novas reflexões na busca por mecanismos sustentáveis na solução de controvérsias; e Lei de Parcelamento do Solo Comentada: aprovação de loteamentos convencionais ou de acesso controlado e condomínios de casas ou lotes, que comenta a Lei nº 6.766/79, artigo por artigo, conforme a interpretação doutrinária e jurisprudencial.

Como conectar

Para acessar as publicações, é preciso primeiro utilizar a conexão remota VPN USP. Depois, entrar no endereço da biblioteca específico para usuários da USP neste link. Fazer o cadastro com login e senha, conferir e clicar no e-mail de confirmação e pronto, basta começar a pesquisar os livros. Caso a primeira tentativa tenha dado problema, é recomendável fazer o login novamente. O manual de usuário pode ser lido clicando aqui.

Como utilizar a conexão VPN USP? O serviço VPN USP, oferecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), precisa do número USP e senha única do usuário. Caso não lembre da senha única, acesse o site id.usp.br, clique em “Esqueci minha senha” e siga as orientações da página.

Baixe o aplicativo VPN específico para o sistema do computador, tablet ou celular, seguindo as instruções de instalação neste link.

Conforme o tutorial, depois da instalação e de ter colocado os dados da rede VPN, basta entrar no aplicativo, usar o número USP como “username” e a senha única do usuário e conectar. Depois, basta acessar este link da Biblioteca Virtual Pearson e fazer o cadastro. Em caso de dúvidas sobre a conexão VPN, é possível solicitar auxílio neste endereço.

Acesse a Biblioteca Virtual Pearson em https://www.bvirtual.com.br.

Por Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...