Dimensions Analytics é um sistema analítico e um metabuscador que disponibiliza informações sobre publicações científicas multidisciplinares, como revistas, livros, patentes, ensaios clínicos, entre outros

Foto: Divulgação/Dimension Analytics
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP tornou disponível para a comunidade universitária o acesso à Plataforma Dimensions Analytics, utilizada tanto para as pesquisas quanto para realizar análises bibliométricas (com foco nas características da literatura, como citações, autores, países) e cientométricas (que avalia o progresso científico, métodos e políticas de pesquisa). O acesso está disponível pela Rede USP nos campi ou acesso remoto via VPN (Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual, que permite conectar-se à rede da Universidade de qualquer lugar com segurança, como se estivesse no campus). Depois é só se registrar para ter acesso a todas as funcionalidades da plataforma. Materiais descritivos e tutoriais podem ser acessados neste link.
Mantida pela Digital Science, empresa que desenvolve soluções para análise de pesquisa científica, a Plataforma Dimensions Analytics é um sistema analítico e metabuscador que reúne informações sobre publicações multidisciplinares, incluindo artigos de revistas, livros e capítulos, patentes, conjuntos de dados, ensaios clínicos e documentos de políticas públicas vinculados a publicações e citações. Com base nos registros do Digital Object Identifier (DOI), a plataforma oferece acesso a um amplo conjunto de publicações científicas e acadêmicas identificadas pela Crossref (organização que atribui e mantém identificadores únicos a publicações científicas), sem restrição ou seleção de conteúdo, ao contrário de bases como Web of Science e Scopus, que reúnem apenas periódicos e publicações selecionados e avaliados.
Segundo a ABCD, o acesso à plataforma pela comunidade universitária da USP é importante num contexto de multiplicação de documentos disponíveis e grande complexidade dos recursos digitais essenciais ao avanço estratégico da pesquisa científica, considerando que opções cada vez mais inteligentes e abrangentes são necessárias para que as universidades e seus pesquisadores se destaquem.
A Dimensions Analytics permite pesquisar informações a partir de conteúdos e documentos que abrangem publicações, subsídios, patentes, ensaios clínicos, conjuntos de dados e citações em documentos de políticas públicas, e também o texto completo da maioria das publicações – não apenas obter resumos e índices. Possui também um amplo conjunto de filtros, incluindo sistemas de categorias especializadas, acesso aberto, países, instituições, editoras e financiadores; e opções mais avançadas para construir pesquisas estruturadas e definir os grupos de entidades dos próprios usuários; capacidades aprimoradas de análise e exploração de dados visuais. Além disso, tem limites de exportação aumentados por download por meio de API e possibilidade de criar alertas por e-mail.
Como acessar
Para atender às necessidades das instituições, a Digital Science oferece aplicativos que permitem pesquisar todos os tipos de conteúdo em um único lugar. A vinculação de dados ajuda o usuário a entender os resultados no contexto, gerar novos insights e rastrear relações entre eles. Por exemplo, é possível identificar financiadores ou subsídios de uma publicação, verificar se ela foi citada em uma patente ou mencionada em um documento de políticas públicas.
Qualquer artigo ou item com registro DOI aparece na Plataforma Dimensions Analytics, podendo ser rastreado e analisado, assim como seus autores, instituições e fontes de informação. Os indicadores vão desde a produção de pesquisa até o impacto das citações, incluindo menções em redes sociais por meio da ferramenta Altmetric, além de medir colaboração e a distribuição de publicações em acesso aberto.
As informações na plataforma são atualizadas diariamente para publicações, dados de pesquisa, estudos clínicos e documentos de políticas públicas; semanalmente para patentes; e mensalmente para subsídios e financiamentos de pesquisa.
Clique no player abaixo para conferir mais informações:
Por Jornal da USP – Com informações da ABCD



