Abertas as inscrições de projetos para utilização das Unidades Móveis USP na Comunidade

Os projetos devem desenvolver atividades em benefício da população, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Atividades desenvolvidas na Unidade Móvel Saúde e Ciência no Domingo na Paulista – Foto: Michel Sitnik/PRCEU

Docentes da USP têm até o dia 31 de julho para inscrever projetos de extensão para o uso das Unidades Móveis USP na Comunidade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). Os projetos devem desenvolver atividades em benefício da população, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

Marli Quadros Leite – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“As Unidades Móveis permitem que, por meio de ações concretas, a USP promova maior integração com a comunidade, contribuindo para melhorias da qualidade de vida da população e criando oportunidades para que docentes e estudantes realizem atividades de extensão, além de democratizar informações sobre carreiras, meios de ingresso e políticas de acesso aos cursos da USP”, explicou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marli Quadros Leite.

Há duas opções de equipamento, Saúde e Ciência e Cultura e Educação, cada uma delas conta com um tipo diferente de estrutura interna, mais adequado para as variadas ações que podem ser realizadas. Além de telões externos, possuem salas de aula, laboratórios e espaços de atendimento.

Unidades Móveis

Desde o seu lançamento, o projeto USP na Comunidade já realizou 11 ações de itinerância de atividades. Parte delas foi promovida por Unidades da USP em cidades do interior, como a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), em Boraceia; a Escola de Engenharia de Lorena (EEL), em Lorena e Pindamonhangaba; a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba; a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), em Pirassununga; e a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), em Ribeirão Preto.

Ação organizada pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), em Boraceia – Foto: Divulgação

Outras atividades foram realizadas diretamente pela PRCEU, como o evento de inauguração no Memorial da América Latina; a participação na Ação Contra a Fome e Pela Cidadania, em parceria com o Sesc, no campus Butantã; a participação no Domingo na Paulista; a atividade especial no CEU Jaguaré e, mais recentemente, uma programação especial sobre longevidade produzida pelo programa USP 60+ no CEU Heliópolis.

Confira a íntegra do edital na página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...