O Global Ranking of Academic Subjects 2023 avaliou mais de 5 mil universidades de 104 países; nesta semana também foi divulgado o THE by Subject

Áreas de concentração da USP figuram entre as melhores instituições do mundo – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Foi divulgado, no dia 27 de outubro, o Global Ranking of Academic Subjects 2023, elaborado pela consultoria chinesa Shanghai Ranking. O ranking avaliou mais de 5 mil universidades de 104 países em 55 áreas de concentração, agrupadas em cinco grandes temas: Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.
A USP foi classificada em 34 áreas de concentração e figura entre as 50 melhores instituições do mundo em cinco delas: Odontologia (14º), Ciências Agrícolas (23º), Veterinária (30º), Engenharia de Alimentos (31º lugar) e Engenharia Têxtil (31º).
Em outras 7 áreas de concentração, a Universidade está no grupo que ocupa as posições entre o 51º e o 76º lugar: Matemática, Geografia, Ecologia, Biotecnologia, Engenharia de Minas, Saúde Pública e Ciências Farmacêuticas.
Entre as 150 melhores do mundo estão Física, Oceanografia, Ciências Atmosféricas, Ciência de Instrumentos e Tecnologia, Engenharia Metalúrgica, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas e Clínica Médica.
O ranking analisa os dados bibliométricos, levando em consideração cinco indicadores: número de artigos publicados; impacto dos artigos indexados no InCities; extensão da colaboração internacional; número de artigos publicados em revistas de impacto; e número de docentes premiados internacionalmente. A classificação por área de concentração é divulgada desde 2009.
O Global Ranking of Academic Subjects é uma vertente do Academic Ranking of World Universities (ARWU), publicado desde 2003 pela Shanghai Jiao Tong University e considerado um dos precursores dos rankings de universidades.
Veja, a seguir, a classificação da USP em cada uma das 34 áreas de concentração.
Destaques nas áreas
A consultoria britânica Times Higher Education (THE) também divulgou sua classificação que considera 11 áreas do conhecimento, o THE by Subject.
Nesse ranking, a USP avançou posições em 8 áreas: Artes e Humanidades, Ciências da Vida, Ciências Sociais, Educação, Engenharia, Física, Negócios e Economia e Psicologia.
A USP ficou entre as 100 melhores universidades do mundo em duas das 11 áreas do conhecimento: Clínica e Saúde (88º lugar) e Educação (87º).
O THE by Subject emprega os mesmos critérios utilizados no ranking mundial da THE, mas adaptados para cada área de concentração. São considerados 13 indicadores de desempenho, dentro de cinco áreas: Ensino (ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, renda e reputação); Citações (influência da pesquisa); Perspectiva Internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e Renda da Indústria (transferência de conhecimento).
Neste ano, a USP foi a universidade latino-americana mais bem classificada no World University Rankings, divulgado pela THE no dia 27 de setembro.
Por Adriana Cruz – Jornal da USP