A 23ª edição do evento será realizada entre os dias 12 e 18 de maio e traz uma programação extensa, que inclui exposições, seminários, oficinas, workshops e visitas guiadas

Arte do cartaz da Semana Nacional dos Museus 2025 – Foto: Divulgação/Ibram
A Semana Nacional de Museus é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Este evento mobiliza museus e outras instituições culturais em todo o Brasil para oferecer uma ampla variedade de atividades culturais e educativas ao público, promovendo a valorização do patrimônio cultural e fortalecendo a relação das instituições museológicas com a sociedade. A 23ª Semana Nacional de Museus tem como tema O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação, e este ano será realizado entre os dias 12 e 18 de maio, incluindo vários museus e instituições da USP.
A temática envolve três subáreas: Patrimônio Imaterial envolvendo a promoção do patrimônio intangível como fonte dinâmica de inspiração e como testemunho de uma herança cultural coletiva, no passado, no presente e no futuro; Juventude e o poder transformador dos jovens no coração da atividade dos museus, transformando-os em centros de inovação, de cooperação, de desenvolvimento e crescimento econômico, social e cultural; e Novas tecnologias na transformação dos museus em hubs sustentáveis e inovadores, enquanto espaços promotores de uma participação cidadã ativa e de aprendizagem para todos os públicos.
A Semana reúne exposições temporárias ou novas coleções, além de palestras e seminários conduzidos por especialistas em museologia, história, arte e cultura. Também são realizadas oficinas e workshops práticos, que abordam técnicas artísticas, conservação de acervos e outros tópicos relevantes, proporcionando oportunidades de aprendizado interativo para diferentes públicos. As visitas guiadas são outro destaque do evento, oferecendo tours que proporcionam uma visão aprofundada das exposições e coleções dos museus. Há ainda atividades interativas, como jogos e dinâmicas, e uma programação especial voltada para as crianças, com atividades lúdicas e educativas.
Veja abaixo a programação nos Museus e instituições da USP:
São Paulo

Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz da Faculdade de Medicina da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
12/05 a 18/05 – das 08:00 às 17:00
Museu Histórico Professor Carlos da Silva Lacaz – Faculdade de Medicina
- Exposição A pele enferma: Augusto Esteves e seu museu de cera
- Atividade gratuita
- A exposição possui 4 núcleos temáticos que, em seu conjunto, descrevem a trajetória do artista plástico Augusto Esteves que, por mais de 20 anos, foi auxiliar técnico da Clínica Dermatológica da FMUSP, produzindo cerca de 260 peças ceroplásticas que retratam doenças de pele e lesões cutâneas. Cabe destacar que a exposição possui diversos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, tais como piso tátil, textos em braile e com letras ampliadas, equipamentos de audiodescrição e objetos e reproduções que podem ser acessados manualmente.
- Exposição Porão: espaço democrático
- Atividade gratuita
- Dos primeiros tempos no distrito da Sé ao edifício-sede da faculdade nos altos do Araçá; dos anos dourados, marcados pelo reconhecimento científico internacional às resistências nos tempos de chumbo da ditadura; do porão às ruas na luta pela redemocratização e dos desafios das vivências e convivências em tempos atuais. Partindo deste porão, a presente exposição propõe um percurso pela diversidade de vozes e pautas, que marcam a história estudantil na FMUSP. A exposição “Porão: espaço democrático” é fruto de uma parceria entre os centros acadêmicos e o Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Endereço: av. Dr. Arnaldo, 455, sala 4306, Cerqueira César
Contato: (11) 3061-7249
e-mail: museu.historico@fm.usp.br
site: http://www.fm.usp.br/museu

Museu de Anatomia Humana da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
13/05 a 16/05 – das 09:00 às 15:30
Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero
- Exposição Anatomia para todos: do que somos feitos?
- Atividade gratuita
- O Museu de Anatomia Humana Prof Alfonso Bovero (MAH) convida a realizar uma viagem pelo corpo humano, conhecendo como o corpo se desenvolve e como é formado. O acesso à exposição permanente de peças anatômicas (verdadeiras) é liberado a todas as pessoas, inclusive menores de 12 anos, se acompanhadas e autorizadas por responsável. Ao lado da exposição permanente, o museu dispõe de uma sala didática com modelos anatômicos plásticos que podem ser manipulados por todas as pessoas. Venha nos visitar com seus amigos e familiares, e, junto com o nosso pessoal, descobrir como somos feitos.
Endereço: av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, Edifício Biomédicas 3, Cidade Universitária, Butantã
Contato: (11) 3091-7360
e-mail: mah@icb.usp.br
site: http://museu.icb.usp.br

Museu de Arqueologia e Etnologia da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
13/05 – das 15:00 às 17:00
Museu de Arqueologia e Etnologia
- Formação Aberta: Kit Educativo Africano e Afro-brasileiro
- Atividade gratuita
- Esta formação aberta tem como objetivo apresentar o processo colaborativo de concepção do Kit Educativo Africano e Afro-Brasileiro, desenvolvido por profissionais do terreiro de candomblé Congo-Angola Inzo Tumbansi, do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo; da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo e do Labya-Yala da FAU-USP. Na apresentação online, os(as) pesquisadores(as) / educadores(as) Patrícia Marinho Carvalho e Maurício André da Silva abordarão essa trajetória e os desdobramentos da iniciativa. Acesso neste link.
Endereço: Av. Prof. Almeida Prado, 1.466, Cidade Universitária, Butantã
Contato: (11) 3091-4905
e-mail: educativo.mae@usp.br
site: https://mae.usp.br
23/05 – das 16:00 às 18:00

Museu da Educação e do Brinquedo – Foto: Divulgação/MEB FEUSP
Museu da Educação e do Brinquedo e a Biblioteca Celso de Rui Beisiegel da FEUSP
- Os Cientistas na perspectiva da Faculdade de Educação da USP: tradições e tensões
- Atividade gratuita
- O Museu da Educação e do Brinquedo e a Biblioteca Celso de Rui Beisiegel, ambos da Faculdade de Educação, apresentam as exposições Os Cientistas: memórias e reencontros e Os Cientistas na perspectiva da Faculdade de Educação da USP: tradições e tensões. A primeira foi produzida pelo Museu de Microbiologia do Instituto Butantan e apresenta a memória das transformações da ciência e do ensino de ciências no Brasil a partir do século XX. A segunda aborda a participação da FEUSP e da Escola de Aplicação/EA no processo de renovação do ensino de ciências naturais.
Endereço Av. da Universidade 308
Contato: (11) 3091-3099
e-mail: geenf.fe@usp.br
site: www.geenf.fe.usp.br
Interior

Museu Luiz de Queiroz no campus da USP em Piracicaba – Foto: Denise Guimarães/Esalq
12/05 a 09/06 – das 08:00 às 17:00
Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz
- Exibição de filme: Importância da Vacinação para Saúde de Todos
- Atividade gratuita
- A vacina é uma forma de prevenir com antecedência doenças infecciosas causadas por micróbios como bactérias, vírus e fungos. Isso ocorre por meio de memória imunológica que ela induzirá no nosso corpo a partir do contato prévio com um dado micróbio.
12/05 a 18/05 – das 08:00 às 17:00
- Apresentação: Luiz Vicente de Souza Queiroz – Um homem a frente de seu tempo
- Atividade gratuita
- Conhecer a história do Patrono da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz atravéz do acervo do Museu.
18/05 – das 16:00 às 18:00
- Visita mediada: Dona Ermelinda, uma mulher de personalidade determinada e arrojada
- Atividade gratuita
- A história de Dona Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, determinada e arrojada em uma sociedade que não valorizava a mulher naquela época, e como um valor contemporâneo.
16/05 – das 10:30 às 17:00
- Visita Guiada ao Herbário ESA
- Atividade gratuita
- Durante a 23ª Semana Nacional de Museus, o Herbário ESA da ESALQ/USP convida o público para uma visita guiada que apresenta um dos principais acervos botânicos do estado de São Paulo. Localizado no Departamento de Ciências Biológicas, o Herbário ESA abriga quase 160 mil amostras de plantas secas, conhecidas como exsicatas. Ao longo da visita, que terá duração de 30 minutos, os participantes poderão conhecer como funciona a rotina de um herbário, entender a importância dessas coleções para a pesquisa científica e conservação da biodiversidade, além de ver de perto amostras de algumas plantas. Inscreva-se no link.
16/05 – das 13:00 às 14:00
- Oficina de formação: recursos didáticos e a sustentabilidade
- Atividade gratuita
- A atividade será realizada em parceria com o Programa USP Recicla do campus “Luiz de Queiroz” (Esalq – Piracicaba), a fim de fomentar um momento de aprendizado e reflexão sobre a confecção de materiais e recursos didáticos para o ensino de forma a pensar nos impactos ambientais e resíduos que essa manufatura proporciona.
- Informações pelo e-mail crecin.esalq@usp.br ou no site
15/05 – das 14:00 às 17:00
- Visita à Exposição Usina de Força
- Atividade gratuita
- Inaugurada em abril de 1920, no governo de Altino Arantes, tendo como Secretário da Agricultura Cândido Motta e o Diretor da Escola SouzaReis, foi oferecida pela “Societé Suisse” de Construções de locomotivas e MáquinasWinterthur, através da Socie-dade Comercial e IndustrialSuíça do Brasil, que tinha sedeno Rio de Janeiro, São Paulo eZurich. A usina doada era movida a óleo diesel e fornecia iluminação para toda a Escola.
15/05 – das 19:00 às 21:00
- Ação Educativa: Astronomia na Escola
- Atividade gratuita
- A atividade é parte do cronograma de aulas para os alunos das disciplinas de Estágio da Licenciatura em Ciências Agrárias e Ciências Biológicas da Esalq. Na ocasião, o Prof.º Natanael Marcio Itepan, do Instituto Federal de São Paulo – campus Piracicaba, será o convidado especial, onde apresentará questões abrangendo o ensino de astronomia nas escolas, utilizando telescópios e outros recursos didáticos. Também serão abordadas questões sobre a geolocalização por meio de estrelas e equipamentos como astrolábio e sextante, bem como serão explicadas algumas das constelações indígenas brasileiras. Atividade exclusiva para alunos. Informações neste link
14/05 – das 10:00 às 14:00
- Exposição – Aprendendo com o Minecraft
- Atividade gratuita
- A proposta visa explorar diversos temas como meio ambiente, fauna, biomas, sustentabilidade, economia, química, flora e geleiras por meio de recursos do Minecraft® de forma real, usando elementos do jogo associados a dinâmicas e bate-papo sobre os diversos temas.
13/05 – das 19:00 às 23:00
- Ação Educativa – Atividade prática com alunos de Licenciatura
- Atividade gratuita
- Será realizada uma atividade temática durante a aula disciplina LES0342-Instrumentação para o Ensino de Ciências Agrárias, abordando conceitos práticos de áreas do conhecimento que os alunos interagem durante sua graduação, de forma prática e didática, por meio do modelo STEAM, visando demonstrar métodos alternativos para o ensino, para que usem como inspiração para atividades em escolas e unidades de ensino, fomentando a formação destes como educadores. Atividade exclusiva para alunos da disciplina.
12/05 – das 08:00 às 10:00
- Visita Mediada: Uma caminhada sobre os edifícios e espaços da Esalq: a história destes patrimônios
- Atividade gratuita
- Será realizada uma caminhada, seguindo um roteiro desenvolvido por uma aluna em seu trabalho de conclusão de curso em Bacharelado em Engenharia Agronômica, da Esalq/USP, trabalhado em formato de uma cartilha didática, com objetivo de narrar os fatos históricos, conceitos de arquitetura e curiosidades sobre alguns dos edifícios e mais simbólicos do campus. O trajeto se iniciará na placa da Av. Pádua Dias, na Alameda Central, dando sequência para o Edifício das Ciências Humanas, Pavilhão da Química, Bondinho, Estátua de Luiz de Queiroz, Edifício Central e Gramadão Central. Atividade aberta ao público.
Esalq/USP
Endereço: Avenida Pádua Dias 11 – Piracicaba
Contato (19) 3429-4305
e-mail: museulq@usp.br
site: https://www.esalq.usp.br/svcex/museu
Mais informações no site https://visite.museus.gov.br/semana-nacional-dos-museus