Programa USP e as Profissões é uma oportunidade para conhecer espaços acadêmicos e vivenciar a rotina das faculdades e institutos; há visitas até o mês de outubro, mas as vagas são limitadas
O Programa USP e as Profissões, que oferece visitas monitoradas gratuitas às unidades de ensino, institutos de pesquisa, centros culturais, museus e outros órgãos da Universidade, está com inscrições abertas. Promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, o programa é voltado a estudantes do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares que estão decidindo qual carreira seguir. Para participar, os interessados devem acessar o site uspprofissoes.usp.br, consultar os dias disponíveis e realizar a inscrição. As vagas são limitadas.
A ideia é aproximar o público do cotidiano universitário, promovendo contato direto com ambientes de ensino e pesquisa da USP. Os participantes têm a oportunidade de conhecer pessoalmente salas de aula, laboratórios, simuladores e demais espaços acadêmicos. Além disso, permite a interação com a comunidade universitária, possibilitando vivenciar a rotina das faculdades e institutos.
As visitas monitoradas estão disponíveis até o mês de outubro e abrangem faculdades de todas as áreas do conhecimento, distribuídas pelos campi da USP no estado de São Paulo. Também fazem parte do roteiro instituições como o Centro de Biologia Marinha (Cebimar), o Museu de Zoologia (MZ), o Museu do Ipiranga e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). A duração média de uma visita monitorada é de três horas, podendo variar de acordo com a unidade.
As inscrições abriram no dia 10 de abril e algumas unidades já tem vagas esgotadas, mas muitas delas programam mais de uma visita com inscrições a serem abertas em datas futuras. Confira as oportunidades de visitas:

Visitas monitoradas do Programa USP e as Profissões na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba – Foto: Divulgação/Esalq

Visitas monitoradas do Programa USP e as Profissões no ICMC, em São Carlos – Foto: Divulgação/ICMC
Para saber mais, acesse o site das visitas monitoradas do USP e as Profissões neste link.
Por Jornal da USP