Curricularização na USP foi tema de encontro no campus de São Carlos

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, recebeu na tarde de 23 de abril de 2024, a Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, professora Dra. Marli Quadros Leite, além de diretores e presidentes das Comissões de Cultura e Extensão Universitária e de Graduação das unidades do campus e demais docentes, para apresentar e discutir a curricularização na USP.

Hamilton Varela, Diretor do IQSC, abriu a apresentação. Foto: Denise Casati/ICMC

Segundo a pesquisadora, o conceito de extensão que se deseja trabalhar na curricularização é “o meio pelo qual a Universidade se encontra com a sociedade para estabelecer trocas de conhecimentos e experiências”.  Destacou ainda que o projeto tem sido aperfeiçoado desde seu lançamento, com transformações motivadas por demandas, conversas e sugestões sempre com foco em fazer o melhor possível para a sociedade em geral, para a USP, para os docentes e para os estudantes.

A curricularização, além de tornar visível e valorizar ações extensionistas realizadas pelos docentes e alunos, também permite a formação integral dos estudantes ao direcionar o olhar para a sociedade e perceber como pode impactá-la positivamente.  Questionada sobre como a PRCEU pretende atuar para valorizar, reconhecer e estimular iniciativas realizadas por funcionários técnico-administrativos, a Pró-reitora afirmou que os funcionários têm a possibilidade de agir como co-responsáveis e reconheceu a necessidade de estudar um a forma de valorizar essa atuação.

O evento, que teve início às 14h e durou cerca de 3h30, foi organizado pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária e integra uma série de Encontros previstos durante o mês, em todos os campi da USP.

A íntegra da palestra está disponível no canal do Youtube da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

VEJA TAMBÉM ...