Há 45 vagas disponíveis e as inscrições seguem abertas até dia 16 de agosto

Estudantes do ensino médio podem se inscrever gratuitamente no Codifique até dia 16 de agosto (Crédito da imagem: PET Computação)
É aluno do ensino médio da rede pública de ensino e quer aprender a programar? Então, esta é a sua chance: estão abertas as inscrições para o Codifique: curso gratuito de introdução à programação promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
O Codifique acontecerá presencialmente, no campus da USP, com aulas aos sábados, das 9 às 12 horas, de 23 de agosto a 18 de outubro. Durante oito semanas, os participantes terão contato com os conceitos básicos de programação por meio de atividades práticas e acessíveis, conduzidas por voluntários do grupo Programa de Educação Tutorial Computação (PET Computação). Ao final do curso, os alunos que tiverem pelo menos 70% de presença receberão certificado de participação.
As inscrições vão até o dia 16 de agosto e devem ser feitas por meio deste formulário online: bit.ly/44Vm2vH. Caso o número de inscritos ultrapasse as 45 vagas disponíveis, será dada prioridade aos estudantes que estejam no terceiro ano do ensino médio.
Embora o foco principal do curso seja a introdução à programação, ao final da jornada os alunos também terão um momento de revisão e orientação com dicas voltadas aos vestibulares, como um complemento de formação. Mais do que ensinar programação, o Codifique tem o objetivo de aproximar os jovens da realidade universitária e incentivar que mais estudantes da rede pública ingressem na USP.

Aprender a programar contribui com o desenvolvimento do pensamento lógico, da criatividade e da capacidade de resolver problemas, habilidades relevantes até mesmo para quem não pretende seguir carreira na área. (Crédito da imagem: Envato)
Trajetória – Os primeiros passos do Codifique foram dados no segundo semestre de 2013, quando foi oferecida a primeira edição do curso. De lá para cá, as aulas foram aprimoradas, mas continuam a ser ministradas por alunos do ICMC voluntários e também por aqueles que participam do PET Computação.
Segundo esses alunos, trata-se de uma oportunidade para adquirirem experiência acadêmica, preparando e ministrando as atividades. Na opinião deles, é gratificante observar a evolução dos estudantes ao longo do Codifique, que é um projeto de extensão do Instituto. Muitos ex-alunos do projeto tornam-se, depois, alunos do ICMC.
Texto: Gabriele Maciel, da Fontes Comunicação Científica
Mais informações
Formulário de inscrição: bit.ly/44Vm2vH
Sobre o PET Computação: pet.icmc.usp.br
Dúvidas? Enviei uma mensagem via Instagram: instagram.com/petcomputacaousp



