O diálogo sobre questões urgentes também será feito através de atividades de arte e cultura como filmes, música, dança e exposições
A USP realiza, de 2 a 6 de outubro, a segunda edição do evento USP Pensa Brasil, na Cidade Universitária, em São Paulo.
Na sexta-feira, 6 de outubro, o tema debatido será “Por uma economia com distribuição de renda”, que pretende avaliar se o Brasil possui atualmente instrumentos suficientes para enfrentar as desigualdades do país.
A conferência vai ser ministrada por Leda Paulani, professora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), da USP, que integra o grupo de intelectuais e economistas que fundaram o projeto Brasil-Nação e a Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED). Para debater a questão, os convidados serão: Marcos Nobre, professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Nath Finanças, influenciadora digital, criadora de conteúdos focados em educação financeira para pessoas de baixa renda.
Acostumada a participar de várias palestras e eventos, Nath ressalta que é “muito importante ter a possibilidade de falar de finanças de forma real. Acredito que será muito produtivo poder ter essa troca e normalizar essa conversa sobre dinheiro”.
Antes da conferência, haverá a apresentação de fragmentos de textos representativos sobre o país, lidos por estudantes de diversas áreas da USP: Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado, O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, O Ornitorrinco, de Chico de Oliveira, e Cidade de Deus, de Paulo Lins.