Diretor do Instituto de Termodinâmica da TUM apresenta palestra no Departamento de Engenharia Mecânica

No dia 8 de abril, às 16 horas, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP receberá o Prof. Wen, da Universidade Técnica de Munique, para apresentação da palestra intitulada Análise multiescala de processos de transferência de calor com mudança de fase.

A atividade, que acontecerá na sala de seminários do Departamento de Engenharia Mecânica, insere-se no contexto de colaboração em pesquisa entre o Laboratório de Engenharia Térmica e Fluidos (LETeF) da EESC-USP e o Instituto de Termodinâmica da TUM, com apoio da Fapesp.

O público-alvo são docentes, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação.

A palestra será transmitida pelo Canal do YouTube: https://youtube.com/live/s9et3y053js?feature=share.

Mais sobre o assunto

Processos com mudança de fase como evaporação, condensação, fusão e solidificação, envolvem transição de fase de primeira ordem envolvendo calor latente, que embora seja um tópico antigo de pesquisa, tem se tornado cada vez mais relevante em aplicações emergentes, como manufatura aditiva, nanomedicina e utilização de energia renovável. No entanto, nossa compreensão da mudança de fase ainda é limitada, especialmente em relação à sua natureza multiescalas. Por exemplo, a origem da mudança de fase, prevista pela teoria clássica da nucleação, apresenta problemas quando aplicada a escalas reduzidas. Ademais, várias aplicações de mudança de fase, como na evaporação solar, uma taxa de evaporação significativamente superior ao máximo teórico tem sido relatada em superfícies nanoestruturadas, e na nanomedicina, foram relatados limites de potência do laser na indução de nanobolhas algumas ordens de grandeza superiores ao teórico. Neste contexto, a palestra fornecerá uma visão geral do estado da arte das pesquisas envolvendo mudança de fase executadas pelo Prof. Wen na última década, com foco em sua natureza multiescala. Exemplos de compreensão fundamental da evaporação, ebulição, fusão e congelamento e suas aplicações serão abordados, e os desafios e perspectivas futuras serão discutidos.

 

Sobre o palestrante

Wen é professor titular e diretor do Instituto de Termodinâmica da Universidade Técnica de Munique. Antes de sua posição atual, ele foi professor titular na Universidade de Leeds e na Universidade Beihang, e atuou também como docente na Universidade Queen Mary de Londres.  O foco de suas pesquisas é o calor, isto é, como o calor é gerado, transportado, armazenado,  e utilizado em diferentes escalas, focando em aplicações, principalmente, nas áreas de energia e engenharia aeroespacial. Ele adotou em suas pesquisas uma análise multi-escala, tanto experimental como numérica, aplicada ao estudo dos fundamentos da mecânica dos fluidos, transferência de calor e reações químicas, aplicando estes conhecimentos interdisciplinarmente a diferentes setores. Prof. Wen produziu mais de 20 patentes, 400 publicações em periódicos referenciados, com mais de 25000 citações correspondendo a um índice h igual a 73. Ele é membro da Academia of Europaea (MAE), membro eleito da Royal Society of Chemistry (FRSC), do Energy Institute (FEI) e do Institute of Nanotechnology (FIoN). Ele atua ainda como Editor Chefe do Advance in Aerodynamics e Editor Associado do Applied Thermal Engineering.

VEJA TAMBÉM ...