Ação promovida pela Comissão de Ação e Integração Social do Instituto fez a entrega de 134 chocolates para jovens de 6 a 16 anos do Projeto PROARA, em São Carlos

ICMC fez entrega de chocolates nesta Páscoa no Projeto PROARA, em São Carlos (Crédito da imagem: CAIS)
Unir a Páscoa com a ciência é uma excelente forma de engajar crianças, jovens e pessoas de todas as idades com temas científicos de maneira divertida e temática. Desde 2013, O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, promove ações nesta época do ano que mobilizam alunos, docentes e funcionários para a doação de chocolates à comunidade. Em 2025, não foi diferente.
No último dia 17 de abril, a Comissão de Ação e Integração Social (CAIS) do ICMC levou seu famoso coelho da Páscoa e muitos chocolates ao jovens do PROARA – Projeto Araci, que desenvolve atividades sociais, culturais, educacionais e esportivas para moradores dos bairros Cidade Aracy I e II, Antenor Garcia, Presidente Collor e Jardim Zavaglia do município são-carlense.

A professora Kalinka Castelo Branco, do ICMC, participou da Ação Doce Ciência 2025 explicando suas pesquisas com drones (Crédito da imagem: CAIS)
No total, foram entregues 134 chocolates, doados pela comunidade do ICMC. O coordenador da CAIS, Anderson Alexandre, encarnou mais uma vez o personagem do coelho da Páscoa e juntamente com a Equipe da Comissão presente na ação, Tatiana F. Deriggi, Silvia Franchin e Maria Lima, alegrou ainda mais o público ali presente. A Comissão presenteou as crianças do projeto e, como recompensa , ganharam abraços de várias delas: “Nós nos surpreendemos a cada ano com as reações das crianças e adolescentes em receber um mimo e saber da existência da USP São Carlos. Uma ação como essa deixa uma sementinha ali em muitos jovens, pois muitos não sabem sequer da existência da Universidade”, comenta Anderson.
A ação Doce Páscoa também contou com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) do ICMC e com a participação da professora Kalinka Castelo Branco, vice-diretora do Instituto, que aproveitou a oportunidade para apresentar a pesquisa Você sabe o que é um carro voador?. O tema atraiu a curiosidade dos participantes do projeto, que estão na faixa etária de 6 a 16 anos. Eles ouviram atentamente as explicações e, posteriormente, fizeram perguntas à professora. “Conversei com eles sobre a USP, que é uma escola de ‘gente grande’, e lá vão aprender uma série de atividades, inclusive como fazer um carro voador, pois trabalho com drones e toda essa parte de segurança em minha área. Disse a eles que a matemática é muito legal, e é a responsável por fazer esses carros voarem. Notei que as crianças ficaram bastante interessadas, então foi uma ótima experiência”, conta Kalinka.

Jovens receberam chocolates do funcionário Anderson Alexandre, do ICMC, que mais uma vez se vestiu de coelho da Páscoa (Crédito da imagem: CAIS)
Para o coordenador da Comissão, a ação de entregar um chocolate é uma maneira de se aproximar da comunidade da cidade em uma data tão especial: “A presença do coelho da Páscoa acaba sendo algo lúdico e as crianças, adolescentes e adultos que trabalham nas instituições se sentem acolhidas, pois isso remete a recordações boas”.
Texto: Matheus Martins Fontes, da Fontes Comunicação Científica
Mais informações
Contate a Comissão de Ação e Integração Social do ICMC: cais@icmc.usp.br