Na busca por economizar tempo na formação acadêmica, ingressar no doutorado sem passar pelo mestrado pode ser uma opção interessante
Modalidade permite que recém-formados ingressem direto no doutorado
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para doutorado direto em computação. A modalidade permite aos recém-formados ingressarem no doutorado sem que cursem o mestrado (leia aqui algumas histórias de alunos que optaram por esse caminho). A novidade é que, a partir de agora, os alunos poderão se inscrever no doutorado direto do Programa de Pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional em qualquer época do ano.
São oferecidas 15 vagas e o processo de seleção é composto por duas fases, que estão detalhadas no edital do processo seletivo. De acordo com a época em que o candidato se inscrever, ele deve seguir o cronograma disponível na última página do edital, acompanhando as datas-limite para cada etapa do processo, que consiste desde o envio de cartas de recomendação até a matrícula. Para se inscrever, o candidato deve completar o curso de graduação e realizar a colação de grau até a data da matrícula. “Com essa mudança, nosso objetivo é tornar o processo de ingresso mais dinâmico e flexível”, ressalta o professor Adenilso Simão, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC. Desde setembro do ano passado, o ingresso em fluxo contínuo já é uma opção disponível para quem deseja ingressar no doutorado.
Linhas de pesquisa – As 16 linhas de pesquisa oferecidas pelo Programa são divididas em dois grupos: ciências de computação e matemática computacional. Na área de ciências de computação existem 12 opções:
Análise de padrões em dados;
Banco de dados;
Computação gráfica, imagens e visualização;
Engenharia de software e sistemas de informação;
Inteligência artificial – aprendizado de máquina e mineração de dados;
Inteligência artificial – computação bioinspirada;
Inteligência artificial – processamento de linguagem natural;
Inteligência artificial – robótica;
Sistemas distribuídos e programação concorrente;
Sistemas embarcados e evolutivos;
Sistemas web e multimídia interativos.
Já em matemática computacional são quatro opções:
Mecânica dos fluidos computacional;
Otimização;
Processamento visual e geométrico;
Sistemas complexos, de partículas e teoria de controle.
Qualidade reconhecida – A qualidade do Programa de Pós-Graduação Graduação em Ciência de Computação e Matemática Computacional foi reconhecida com nota 6 na última avaliação trienal realizada pela CAPES (2013), expressando sua excelência. A nota máxima dada pela Instituição é 7. O corpo de orientadores possui pesquisadores renomados, tanto nacional quanto internacionalmente nas diversas áreas de atuação. Além disso, os grupos de pesquisa contam com toda infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisa de ponta e o Programa dispõe de várias bolsas de estudo, que são atribuídas aos melhores alunos selecionados.
O ICMC possui também o Programa de Pós-Graduação em Matemática e criou recentemente o Programa de Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI). Há, ainda, o Programa de Pós-Graduação em Estatística, em parceria com a UFSCar, e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Mais informações
Página do Programa: www.icmc.usp.br/ccmc
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373-9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br