José Gescilam Uchôa, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPGSHS) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, foi agraciado com o AGU Miller Young Scientist Scholarship Award, concedido pelo David Miller Fund da American Geophysical Union (AGU).
Esse prêmio visa reconhecer estudantes de graduação e pós-graduação que demonstram excelência acadêmica e comprometimento com a ciência geoambiental e a engenharia, com potencial para impactar a sociedade (veja mais).
O comitê de avaliação da AGU destacou o mérito intelectual e o potencial científico do seu projeto de doutorado, intitulado Impacto do uso e ocupação do solo e das mudanças climáticas nos fluxos hidrológicos entre águas subterrâneas e superficiais na área de afloramento do Sistema Aquífero Guarani (SAG).
O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), investiga como as mudanças climáticas e o uso do solo afetam a interação entre águas superficiais e subterrâneas nas áreas de afloramento do Sistema Aquífero Guarani, no estado de São Paulo. A pesquisa, conduzida em parte na bacia do Ribeirão da Onça, em Brotas (SP), busca ampliar a compreensão dos fluxos hidrológicos na zona de transição do SAG e dos riscos de contaminação associados.
Segundo Uchôa, o trabalho é de extrema importância para a segurança hídrica, já que o SAG é uma das principais reservas de água subterrânea para o estado de São Paulo. “Esperamos que os resultados dessa pesquisa contribuam para a gestão integrada de recursos hídricos no estado, ajudando na tomada de decisões sobre o uso sustentável das águas subterrâneas em São Paulo,” comentou Uchôa.
O prêmio viabilizará a apresentação de resultados parciais do seu doutorado com o resumo intitulado Implications of Widespread Streamflow Losses Across Brazil, na reunião anual da AGU em Washington, D.C., de 9 a 13 de dezembro de 2024.
De acordo com Uchôa, o reconhecimento é um marco importante para o Laboratório de Hidráulica Computacional (LHC) da EESC/USP, sob a liderança dos professores Edson Wendland e Jamil Anache. “Esse prêmio indica que nosso projeto, financiado pela Fapesp, está respondendo a questões que a comunidade cientifica internacional tem feito sobre a gestão integrada de recursos hídricos superficiais e subterrâneos”, afirmou.
José Gescilam Uchôa é engenheiro civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e engenheiro generalista pela École Centrale de Lille, além de mestre em Ciências (Engenharia Hidráulica e Saneamento) pela EESC/USP. Atualmente, desenvolve o doutorado no PPGSHS, sob orientação do Professor Edson Wendland, com financiamento da Fapesp (2023/13160-8), vinculado ao Projeto Temático da Fapesp: Soluções integradas para cidades resilientes (SACRE; 2020/15434-0), coordenado pelo Professor Ricardo Hirata do Instituto de Geociências da USP.
Mais informação:
E-mails: gescilam@usp.br; ew@sc.usp.br