EESC assina convênio de cooperação acadêmica com o Daae de Araraquara

Na última terça-feira, dia 12 de fevereiro, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, por meio do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), e o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) do município de Araraquara (SP) assinaram um convênio de cooperação acadêmica entre a Universidade a Autarquia. A cerimônia ocorreu no auditório do Daae, em Araraquara.

eesc daae araraquara convenio edited

O convênio tem vigência de cinco anos e tem o objetivo de viabilizar a troca de informações e experiências para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e científicas na área de hidráulica e saneamento. Essa é a segunda vez que a EESC estabelece esse tipo de colaboração com a instituição araraquarense; a primeira foi entre os anos de 2011 e 2016.

Entre as metas estabelecidas para a cooperação acadêmica estão: obtenção de informação atualizada e confiável sobre as características e o funcionamento da rede de distribuição de água dos setores sob estudo; projeto, implantação e operação de uma rede de monitoramento para acompanhamento de pressão e/ou vazão nas redes estudadas; desenvolvimento e aplicação de metodologias para detecção de vazamentos; estudo de otimização das redes de distribuição visando adequações a cenários futuros; entre outros.

Durante o ato, a EESC foi representada pelo chefe do SHS, professor Edson Cesar Wendland, e pelas professoras Luisa Fernanda Ribeiro Reis e Maria Mercedes Gamboa Medina, do mesmo departamento. Já representando o Daae, estiveram presentes o superintendente da Autarquia, Donizete Simioni, os diretores José Braz Scognamiglio e Ada Salmazo, além de gerentes, coordenadores de unidade e servidores do Daae.

Para o professor Wendland, a continuidade do convênio é de grande interesse à Universidade e à sociedade. “Poderíamos trabalhar com dados simulados em computadores, mas nada comparado aos dados reais”. O professor ainda salientou que o convênio será para docentes e para alunos de graduação e pós-graduação das áreas de engenharia.

Já Simioni destacou que o convênio será de suma importância para a Autarquia, pois haverá uma troca de experiências entre quem faz a gestão do saneamento no dia a dia e o meio acadêmico. “Haverá um ganho para ambos os lados e para o Daae, que faz a gestão. Daremos toda a abertura e condições para que a USP tenha acesso às informações e esperamos que os resultados sejam revertidos à melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou.

Mais informações:
Professor Edson Cesar Wendland
Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS)
Tel.: (16) 3373-9541
E-mail: ew@sc.usp.br

Texto adaptado de Assessoria de Comunicação do Daae
Foto: adaptação de Assessoria de Comunicação do Daae

Por Assessoria de Comunicação da EESC

VEJA TAMBÉM ...