Museus da USP como o Paulista e o Republicano, em Itu, têm ajudado na formação cultural e acadêmica de várias gerações – papel que o Centro de Divulgação Científica e Cultural, em São Carlos, por outros meios, também desempenha
Museus são muito mais do que espaços privilegiados para guardar e preservar a memória e a cultura em forma de arte e de documentos históricos. São também espaços para a formação cultural e acadêmica, criando importantes laços de conhecimento e vasos comunicantes que aumentam a percepção de mundo e ajudam a criar questionamentos saudáveis e importantes. Os museus da USP cumprem justamente este papel, e aqui são destacados dois deles: o Paulista – mais conhecido como Museu do Ipiranga – e o Museu Republicano “Convenção de Itu”. Uma série de publicações recentes lança luzes sobre o papel desempenhado por esses centenários museus-irmãos na formação cultural e acadêmica de gerações – um papel inerente à própria existência da Universidade de São Paulo.
Da mesma forma, e também tendo como meta seu importante papel formador, o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP em São Carlos surgiu, em 1980, pensando nas várias possibilidades de sinergia entre as competências dos profissionais das escolas e da Universidade. Afinal, além de conhecimento técnico-científico, a Universidade reúne condições materiais e de infraestrutura que podem instrumentalizar o ensino de ciências nas diferentes etapas da educação básica.
Veja abaixo os livros que mostram como esses espaços do saber e da história cumprem seu papel.
Por Jornal da USP