Exposição de arte digital mostra arquitetura e pinturas murais do período da Dinastia Song

Série de vídeos e documentos da exposição “O Cosmos em uma casca de noz” estarão no Centro Cultural da USP em São Carlos de 6 a 27 de agosto com entrada gratuita e aberta ao público

Imagem de um mosteiro com uma estátua de Buda ao centro

Frame do vídeo Uma Jornada Milagrosa ao Mosteiro de Kaihua – Foto: Divulgação/IAU-USP

Uma parceria entre o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos e a Escola de Arquitetura da Universidade de Tsinghua, da China, está promovendo uma exposição inédita de arte digital que oferece a oportunidade de explorar a história e cultura da Dinastia Song (960-1279), período de grande efervescência cultural e tecnológica chinesa. Chamada O Cosmos em uma casca de noz, a exposição estará aberta ao público, com visitas gratuitas, do dia 6 (abertura às 18h) a 27 de agosto, das 9h às 17h, no Centro Cultural da USP, localizado na avenida Dr. Carlos Botelho, 1.465, no centro de São Carlos.

É a primeira vez que a exposição sobre a arquitetura e pinturas murais do período Song é vista na América Latina. O foco da mostra é o Salão Principal do Mosteiro Kaihua em Gaoping, na província de Shanxi, um dos raros exemplos de murais budistas do período Song do Norte (960-1127) que se mantêm preservados em seu contexto arquitetônico original. Ele possui significativo valor histórico, artístico e de restauração e, por isso, o projeto foi apoiado pelo Fundo Nacional Chinês de Artes para Disseminação, Intercâmbio e Promoção de 2024.

Os visitantes terão acesso a uma série de vídeos e documentos, que apresentam os murais do Mosteiro Kaihua e a reconstrução espacial de suas pinturas seculares, conduzida pela equipe da Tsinghua School of Architecture, de Beijing, China.

No centro da experiência está um filme de arte digital de 23 minutos, Uma jornada milagrosa ao Mosteiro de Kaihua, que utiliza narrativas digitais para dar vida aos contos e visões dos Paraísos Budistas retratados no círculo de murais do salão principal. O filme e os modelos poderão ser visualizados pelos visitantes com o uso de óculos de realidade aumentada.

A exposição é liderada pela professora associada Li Luke, da School of Architecture da Tsinghua University, com o apoio do Fundo Nacional Chinês de Artes.

Além do intercâmbio acadêmico e cultural entre Brasil e China, o acordo de cooperação entre o IAU e a Tsinghua University busca promover a pesquisa conjunta, o desenvolvimento de projetos e a troca de conhecimentos nas áreas de arquitetura, urbanismo e patrimônio, fortalecendo os laços entre duas instituições.

O Cosmos em uma casca de noz
De 6 a 27 de agosto de 2025, das 9:00h às 17:00h
Abertura: 6 de agosto de 2025, às 18:00h
Local: Centro Cultural USP, campus 1 da USP em São Carlos
Av. Dr. Carlos Botelho, 1.465, Centro

Texto adaptado de Ricardo Feitosa Filho, da Assessoria de Comunicação e Eventos do IAU-USP

VEJA TAMBÉM ...