Fapesp e CNPq oferecem bolsas para jovens pesquisadores em temas estratégicos para SP

Serão concedidas bolsas de Pós-Doutorado Júnior e Pós-Doutorado Empresarial, pelo CNPq, e uma complementação pela Fapesp denominada Bolsa Fixação de Jovens Doutores; inscrições vão até o dia 19 de fevereiro

Jovens doutores podem atuar junto a grupos e redes de reconhecida excelência no Estado de São Paulo ou em atividades de pesquisa tecnológica e de inovação em empresas públicas ou privadas – Foto: 123RF

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram uma nova chamada de propostas de apoio à fixação de jovens doutores. As propostas devem ser submetidas por meio do Sistema de Apoio a Gestão (Sage) da Fapesp até o dia 19 de fevereiro de 2024. Confira a chamada clicando aqui.

A chamada busca criar condições favoráveis para que jovens doutores possam prosseguir com suas carreiras no Estado de São Paulo por meio de bolsas de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) para desenvolvimento de atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência no Estado de São Paulo; ou de bolsas de Pós-Doutorado Empresarial (PDI) para atividades de pesquisa tecnológica e de inovação em empresas públicas ou privadas, em especial startups de base tecnológica.

Serão concedidas bolsas sob responsabilidade do CNPq, e uma complementação de bolsa denominada Bolsa Fixação de Jovens Doutores (FJD), sob responsabilidade da Fapesp, de modo a adequar o valor da bolsa ao praticado nas bolsas de Pós-Doutorado da Fapesp, além de recursos de capital e custeio para o Auxílio à Pesquisa no valor de R$ 52.350,00, sob responsabilidade da Fapesp.

As bolsas a serem concedidas pretendem contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e em temas estratégicos para o Estado de São Paulo.

A chamada está disponível neste link.

Jornal da USP – Texto: Agência Fapesp

VEJA TAMBÉM ...