Nesse dia também será lançada a primeira edição do Índice da Igualdade de Gênero nas Universidades Públicas do Estado de São Paulo

Foto: Freepik

Maria Arminda do Nascimento Arruda – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
No próximo dia 28 de março, será realizado o segundo encontro do Fórum das Universidades Públicas de São Paulo pela Igualdade de Gênero nas Carreiras Científicas. Nesse dia, será lançada a primeira edição do Índice da Igualdade de Gênero nas Universidades Públicas do Estado de São Paulo, que é uma parceria inédita entre a USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A publicação é resultado de encontros sistemáticos, liderados pela Vice-Reitoria da USP, do grupo de vice-reitoras e gestoras dessas instituições. Desde 2022, elas têm debatido questões de gênero, diversidade e equidade na administração acadêmica. No Fórum, as dirigentes discutirão sobre os aprendizados da experiência de harmonização de dados, as políticas para enfrentar as desigualdades de gênero nas universidades e sobre gênero e trabalho nas carreiras científicas.
“O Fórum expressa os desafios comuns às nossas instituições no que diz respeito à limitação de acesso das mulheres docentes aos cargos mais elevados da carreira e os cargos de direção e chefia”, destaca a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda.
Segundo ela, o Índice “abre um longo caminho para a compreensão dessas desigualdades e para o desenho coordenado de políticas acadêmicas na área. Nessa primeira edição, nós apresentamos uma análise comparativa e pioneira sobre o posicionamento de mulheres e homens nas seis instituições condições de ensino superior públicas do Estado de São Paulo. Esse estudo é um marco e ele será um legado para que possamos pensar as questões da desigualdade de gênero e, ao mesmo tempo, a participação de mulheres e de homens na vida acadêmica do Estado”.
O evento será realizado das 9h às 12h, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, em São Paulo. Para participar, é necessário fazer a inscrição. Também haverá transmissão on-line.
+ Mais: Universidades públicas de São Paulo avançam no mapeamento da equidade na ciência
Por Adriana Cruz – Jornal da USP