No dia 25 de abril é dado início ao novo Ciclo de Palestras do Grupo de Pesquisa Arte Ciência Tecnologia (ACT>). A primeira palestra oferecida tem como tema Dados Públicos no Estudo de Fenômenos Urbanos e será ministrada pelo professor Luis Gustavo Nonato. O encontro acontecerá às 17 horas, na sala de projetos do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) no polo de São Carlos. O evento é gratuito, aberto a todo o público e não é necessária inscrição prévia. Haverá ainda transmissão online pelo canal do IEA no YouTube.
O Grupo ACT> integra os Grupos de Trabalho do IEA e, durante o ano de 2024, trouxe à universidade palestrantes nacionais e internacionais para discutir temáticas relacionados ao universo da arte, ciência, tecnologia, suas interseções, bem como relações ambientais e sociais envolvidas. Agora em abril retoma as atividades com um novo Ciclo de Palestras.
Durante a palestra serão explorados casos práticos que demonstram como os dados urbanos, sobretudo dados abertos, podem ser utilizados na construção de modelos analíticos. Esses modelos possibilitam a detecção de padrões urbanos não triviais, oferecendo insights relevantes para a análise de questões críticas, como a distribuição espacial da criminalidade e os fluxos de mobilidade urbana. Ao longo da discussão, serão abordadas metodologias, desafios e impactos do uso desses dados na busca por soluções inovadoras para problemas urbanos contemporâneos.
Dados urbanos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de estudos voltados para identificação de padrões e a modelagem de fenômenos urbanos complexos. Essas informações fornecem subsídios valiosos para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências concretas.
Nonato é professor titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. Foi professor visitante no Center for Data Science da Universidade de Niva Iorque e também professor visitante no Scientific Computing and Imaging Institute da Universidade de Utah. Além de ter servido em vários comitês de programa e organizado conferências nacionais e internacionais, o docente foi editor associado da revista Computer Graphics Forum e IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics. Foi ainda editor-chefe do SBMAC SpringerBriefs em Matemática Aplicada e Computacional.
Seus principais interesses de pesquisa incluem ciência de dados, visualização e aprendizado de máquina, tendo mais de 200 artigos publicados nestas áreas. Nonato tem grande interesse em preencher a lacuna entre academia, indústria e governos, liderando iniciativas com o setor privado e agências governamentais.
Mais informações:
E-mail: ieasc @sc.usp.br
Tel.: (16) 3373-9177