Nesta quarta-feira, dia 4 de outubro, a partir das 8h45, na Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna (SP), será realizado o I Seminário de Pesticidas em Recursos Hídricos, em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e a Itaipu Binacional, para promover o debate sobre a ocorrência de pesticidas nos recursos hídricos, assim como propor medidas mitigatórias que reduzam os riscos inerentes ao uso destas substâncias.
Conforme o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e um dos coordenadores do seminário, Robson Barizon, “o atual modelo de produção agrícola no Brasil, adotado pela ampla maioria dos produtores, baseia-se no uso de insumos para assegurar altas produtividades. Dentre os insumos utilizados nesse sistema, os pesticidas destacam-se pela importância no manejo fitossanitário, atuando no controle de pragas que podem reduzir o potencial produtivo em até 70%”.
Entretanto, explica Barizon, o uso dessas substâncias na agricultura tem gerado grande preocupação em função dos potenciais impactos negativos que os pesticidas podem causar, quando utilizados de forma incorreta, entre eles a contaminação dos recursos hídricos.
Assim, é fundamental estabelecer uma ampla discussão sobre o tema, para que seja possível obter um correto diagnóstico do cenário atual e propor medidas que garantam a sustentabilidade da agricultura, com a preservação e conservação dos corpos d’água.
Representando a EESC, o professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), Davi Gasparini Fernandes Cunha, ministrará a palestra Nutrientes e contaminantes em cursos d’água de bacias de uso agrícola: rotas principais de transporte e capacidade assimilativa. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.
A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo e-mail cnpma.eventos2@embrapa.br.
Mais informações:
Embrapa Meio Ambiente
Tel.: (19) 3311-2608
E-mail: meio-ambiente.imprensa@embrapa.br
Por Assessoria de Comunicação da EESC com informações da Embrapa Meio Ambiente