🤝 ADMISSÃO
Instituto de Física de São Carlos – IFSC
Desde sua implementação em 2011, a CCNInt do IFSC concedeu mais de 30 intercâmbios totalmente financiados, com duração de 8 semanas, a estudantes de diversas partes do mundo. Durante o intercâmbio, cada estudante realiza um projeto de pesquisa em um laboratório, em uma das várias áreas que vão desde biologia estrutural até física de astropartículas. O trabalho é supervisionado por um professor do IFSC e oferece ao estudante visitante a oportunidade de se familiarizar com um novo tema ou descobrir se a área de pesquisa escolhida é realmente como ele(a) imaginava.
O formulário de inscrição pode ser acessado pelos links:
Instituto de Química de São Carlos – IQSC
Informações sobre o intercâmbio junto ao IQSC podem ser consultadas neste link.
Escola de Engenharia de São Carlos – EESC
As modalidades são:
- Estudantes Regulares: estrangeiros podem ingressar em cursos de graduação ou pós-graduação, participando de processos seletivos.
- Intercâmbio de Graduação:
- Mobilidade de curta duração para pesquisa em laboratório (até 90 dias);
- Estágio de pesquisa em laboratório – de 6 meses até 1 ano;
- Intercâmbio regular (Disciplinas – por 6 meses ou 1 ano);
- Duplo Diploma (Consultar instituições conveniadas, por até 2 anos).
- Intercâmbio de Pós-Graduação: Estágio de Pesquisa em Laboratório.
- Pós-doutorado: focada no aperfeiçoamento do nível de excelência científica e tecnológica, a EESC mantém um programa de pós-doutorado aberto também aos estrangeiros.
- Pesquisador Colaborador: o objetivo do Programa Pesquisador Colaborador é estimular a colaboração entre pesquisadores da EESC e os de outras instituições, sejam eles docentes ou não.
- Professor Visitante: apoio à vinda de professores visitantes de outros países para participação em projetos da EESC que envolvam, principalmente, a relação com alunos de graduação e pós-graduação.
Para mais informações acesse este link.
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC
Os interessados em se inscrever no ICMC devem reunir a documentação necessária e preencher o formulário de inscrição constante no seguinte link: <https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSerniGa3Z9cMzlXzifbKy1mh7eT0AtWKXEKNgjpO1MZgIWhEQ/viewform>.
Os intercâmbios também podem ter a duração de um ou dois semestres. Para ingresso no primeiro semestre (fevereiro a junho), a documentação deve ser encaminhada até o dia 6 de janeiro. Para ingresso no segundo semestre (agosto a dezembro), a documentação deve ser encaminhada até 15 de junho.
O ICMC oferece algumas disciplinas em língua inglesa, para facilitar a integração de alunos estrangeiros. Para ver a lista de disciplinas e de linhas de pesquisa oferecidas pelo ICMC, assim como para ter maiores informações, você pode consultar este link. Você também pode contatar diretamente a Comissão de Cooperação Internacional pelo e-mail <crint@icmc.usp.br>.
Instituto de Arquitetura e Urbanismo – IAU
O aluno interessado em fazer intercâmbio junto ao IAU, em conjunto com a instituição de origem, deve reunir os documentos exigidos pela instituição e encaminhá-los via e-mail. Após, também via e-mail, receberá o link para acesso ao sistema Mundus.
O aluno também pode ficar um ou dois semestres; para ingresso no primeiro semestre (fevereiro a junho), a documentação deve ser encaminhada até o dia 31 de setembro do ano anterior. Para ingresso no segundo semestre (agosto a dezembro), a documentação deve ser encaminhada até 31 de abril. O aluno deve, necessariamente, ter proficiência em Língua Portuguesa no nível B1.
A lista de documentos necessários, bem como outras informações necessárias podem ser obtidas neste link. Também é possível contatar diretamente a Comissão de Cooperação Internacional pelo e-mail <ccintiau@sc.usp.br>.
📑VISTO
Em primeiro lugar; caso o estudante interessado na mobilidade internacional seja residente em um dos países signatários do Acordo sobre Residência do MERCOSUL, ele não precisará de um visto específico para ingressar no Brasil: será possível fazê-lo apenas com o seu documento de identificação e, para regularizar a sua permanência, basta elaborar um requerimento para residência temporária no Brasil.
Nesse caso, você deverá preencher o formulário constante nesse link, imprimi-lo e agendar atendimento na Delegacia de Polícia Federal mais próxima (para mais informações a propósito, consultar o guia “Chegando no Brasil”, na aba “CRNM”). Na data do agendamento, você deve apresentar os documentos indicados neste documento – e, no final do processo, você já terá a sua Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), que vale como documento de identificação e comprovação do status migratório no Brasil.
Já para os estudantes e pesquisadores advindos de fora do Mercosul, será necessária a emissão do Visto Temporário de Estudante (VITEM IV) ou de Pesquisador (VITEM I) antes de seu ingresso no Brasil.
No caso da mobilidade acadêmica ser realizada num período inferior a 90 dias e que não haja qualquer vínculo empregatício com a universidade, o estudante ou pesquisador estrangeiro deverá solicitar/apresentar:
- Visto de Visita (VIVIS): quando não houver acordo de reciprocidade diplomática entre o Brasil e o país de naturalidade do estrangeiro;
- Passaporte: quando houver acordo de reciprocidade diplomática entre o Brasil e o país de naturalidade do estrangeiro não será necessária a solicitação do visto, devendo o estrangeiro ingressar no Brasil utilizando seu passaporte com data de vigência válida para o período de estudos/pesquisa.
Para saber mais sobre a existência ou não de acordos de reciprocidade diplomática entre o Brasil e o seu país de origem, consulte o Quadro Geral de Regime de Vistos para entrada de estrangeiros no Brasil.
Para mobilidades acadêmicas com um período superior a 90 dias, o visto temporário deverá ser solicitado:
- Visto Temporário de Estudos (VITEM IV): para estudantes de graduação e pós-graduação aprovados para mobilidade acadêmica ou cursos regulares na universidade;
- Visto Temporário de Pesquisa (VITEM I): para docentes, pesquisadores, pós-doutorandos aprovados para mobilidade acadêmica ou atividades de pesquisa.
O visto é concedido diretamente pelas Repartições Consulares do Brasil mais próximas do domicílio onde o estrangeiro reside. Acesse a lista completa de repartições consulares estrangeiras no Brasil e confira.
Para solicitar um dos vistos, o estudante deve preencher o requerimento neste website.
No final, o formulário preenchido deve ser salvo e impresso; o estudante, após, deverá agendar uma visita diretamente em uma repartição consular brasileira, levando a documentação necessária.
Para descobrir qual é a documentação necessária para o visto a ser solicitado, recomenda-se que você entre diretamente em contato com a repartição consular responsável. Geralmente, são exigidos cópia do formulário preenchido, passaporte válido, fotografia recente, certidão de nascimento, certidão de antecedentes criminais, comprovante de residência, seguro viagem, documentação que comprove capacidade financeira e documentação que comprovem as atividades a ser realizadas; porém, os documentos exigidos podem variar.
Algumas das repartições consulares brasileiras disponibilizam sistema de agendamento pela internet. Para essas, você pode tentar o agendamento direto pelo sistema e-Consular.
💉SEGURO SAÚDE/VACINAÇÃO
Seguro Saúde
É obrigatório contratar um seguro saúde que cubra despesas médicas de emergência e repatriamento do corpo durante todo o período de permanência no Brasil.
Vacinação
No Brasil não é exigida a apresentação de comprovante de vacinação para entrada no país. Porém, o Ministério da Saúde recomenda que os turistas internacionais estejam com a vacinação em dia antes de viajar, conforme as orientações do calendário de vacinação do país de origem ou residência, em especial, as vacinas contra febre amarela, poliomielite, sarampo e rubéola, difteria e tétano.
🪪CPF:
O CPF é um documento essencial para quaisquer vínculos jurídicos, financeiros ou patrimoniais no Brasil. Então, para abrir uma conta bancária em instituição financeira – ou, em geral, ter bens – você precisará de um CPF.
Não é necessário estar no Brasil para obter o CPF. Estrangeiros podem solicitar o documento diretamente em seu país de origem, por meio da Embaixada ou Consulado do Brasil – o que é, inclusive, recomendável.
Para fazer isso, você deve preencher o formulário constante neste link. Depois de preencher e enviar o formulário, você deve imprimi-lo e entregar em uma repartição diplomática brasileira em até 15 dias, juntamente à seguinte documentação:
- Documento de identidade aceito no país de residência, que comprove a filiação da pessoa física;
- Documento de identidade do procurador e instrumento público de procuração, quando o pedido for efetuado por procurador.
O agendamento em uma repartição consular brasileira pode ser efetuada pelo sistema e-Consular.
Caso você não obtiver o CPF em seu país de residência, você pode fazê-lo no Brasil; porém, como o CPF é necessário para praticamente todos os serviços oferecidos no país, aconselhamos que você faça isso antes da viagem.
🏡MORADIA
- Hotel
Ao chegar em São Carlos, caso ainda não tenha definido uma moradia, você pode optar por se hospedar temporariamente em um hotel. A seguir, estão listados os hotéis mais próximos do Campus 1 da USP São Carlos:
-
- Transamerica Fit São Carlos (https://maps.app.goo.gl/ZH8239KejZxJiX8m8)
- Indaiá Hotel Residence (https://maps.app.goo.gl/r4VG95gk1MjAPjKi9)
- Marklin Hotel & Suítes (https://maps.app.goo.gl/uZHzamb6He61bhTa9)
- Central Park (https://maps.app.goo.gl/LNLAciN4fdfu3Psr9)
- The Hill Hoteis Residence (https://maps.app.goo.gl/7oqT1BtbcThFKQB59)
- Hotel Ype de São Carlos (https://maps.app.goo.gl/bmuTRHANGDKQGnse7)
- Hotel Anacã São Carlos (https://maps.app.goo.gl/zshEbheYQZYJDjGP6)
Recomendamos que analise avaliações e opiniões de outras pessoas para escolher um local que atenda bem às suas necessidades.
- Aluguel de imóvel
O aluguel pode ser feito diretamente com o proprietário ou intermediado por uma imobiliária. Em São Carlos, algumas opções de imobiliárias são:
-
- Imobiliária Cardinali
https://www.cardinali.com.br/
(16) 2107-8000
- Imobiliária Cardinali
-
- Roca Imóveis
https://roca.com.br/
(16) 3373-5000
- Roca Imóveis
-
- Center Imóveis
https://www.centerimoveis.com/
(16) 3373-4040
- Center Imóveis
-
- Predial São Carlos
https://predialsaocarlos.com/
(16) 2106-2361
- Predial São Carlos
-
- CIA do Imóvel
https://www.ciadoimovelsaocarlos.com.br/
(16) 2107-8004
- CIA do Imóvel
As imobiliárias geralmente estabelecem alguns requisitos para a locação de casas ou apartamentos, podendo solicitar:
-
- Documentos pessoais, como documento de identidade e CPF;
- Comprovante de renda;
- Garantia locatícia (caução ou fiador);
- Assinatura de contrato.
Você pode consultar os imóveis disponíveis diretamente no site da imobiliária, ou falar com um corretor de imóveis pelos telefones indicados. No entanto, essa opção não é viável para estudantes que pretendem ficar poucos meses no Brasil, pois geralmente é exigida a assinatura de um contrato de no mínimo 1 ano.
- República estudantil
Outra alternativa bastante comum é morar em uma república estudantil, ou seja, uma casa ou apartamento compartilhado por universitários que dividem as despesas de aluguel e demais contas da residência.
A opção da república, pelo compartilhamento de contas, é mais acessível financeiramente; além disso, ela também proporciona um contato maior com outras pessoas, que podem auxiliar no processo de adaptação e conhecimento da cidade.
Vale lembrar que, por ser um ambiente coletivo, a privacidade pode ser menor, mas em compensação a experiência costuma proporcionar mais convivência, amizade e apoio entre os estudantes.
Mais informações sobre repúblicas em São Carlos podem ser encontradas em <https://www.facebook.com/groups/republicasdesaocarlos/>.
- Moradia universitária
O campus USP em São Carlos dispõe de cinco blocos de alojamento, totalizando 252 vagas. Esses blocos se destinam ao recebimento de alunos que não têm condições financeiras de sustento. Eles são autogeridos pelos próprios estudantes, que fazem parte da comissão que seleciona os moradores.
O alojamento estudantil pode receber, de forma provisória, estudantes em intercâmbio. Caso você tenha interesse, recomenda-se que você entre em contato diretamente com representantes do CAASO (Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira – https://minervacaaso.wordpress.com/), que é o órgão de representação estudantil dos alunos da USP São Carlos.
💰CUSTO DE VIDA
O valor do custo de vida pode variar conforme escolhas de estilo de vida, bairro e compartilhamento de moradia. Bairros mais próximos à USP tendem a ter aluguéis mais altos, mas podem compensar em termos de conveniência. Compartilhar uma casa ou apartamento tem um custo mais baixo, enquanto morar sozinho tende a ser mais caro.
O aluguel, caso você opte por morar sozinho, pode custar em torno de R$ 1.200,00 a R$ 2.000,00 ao mês. Porém, caso você opte por morar com outras pessoas, em uma república estudantil, esse preço poderia se reduzir consideravelmente (em torno de R$ 800,00 ao mês).
As contas de utilidades (água, energia, gás e internet) podem custar, para uma pessoa, em torno de R$ 300,00 a R$ 400,00 ao mês – o que, novamente, também poderia ser reduzido caso você more em uma república universitária.
Os gastos em supermercado podem variar entre R$ 500,00 e R$ 800,00 ao mês, para uma pessoa – o que, contudo, pode ser reduzido consideravelmente caso você opte por fazer suas refeições no restaurante universitário, conforme exposto adiante.
Além disso, os passes de transporte público (ônibus) são de R$ 2,63 para estudantes, por viagem. Isso, no fim do mês, pode chegar a mais de R$ 100,00, caso você opte por se locomover diariamente com ônibus.
Por fim, os gastos com lazer, bem como outros gastos diversos podem variar consideravelmente de acordo com o padrão de vida do estudante.
Considerando todas essas questões, uma estimativa geral do gasto para morar como estudante em São Carlos é em torno de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00 por mês.
Para informações mais detalhadas, você pode consultar o site <https://www.expatistan.com/pt/custo-de-vida/sao-carlos>.
💱MOEDA
A moeda oficial do Brasil é o real (R$). A troca de moeda pode ser realizada em bancos, casas de câmbio autorizadas ou agências de viagem. O Banco Central do Brasil (BCB) recomenda que o câmbio seja feito somente em instituições autorizadas, e a cotação oficial pode ser consultada diretamente em seu site. Em geral, trocar dinheiro antes da viagem costuma ser mais vantajoso do que realizar a operação em aeroportos ou hotéis. Além disso, cartões de crédito e débito internacionais são amplamente aceitos no país.
Para mais informações, confira este site.
Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV)
Não há limite para a quantidade de dinheiro que um viajante brasileiro ou estrangeiro pode trazer para o Brasil. Ao chegar ao país, se o viajante portar em espécie um valor superior a US$ 10.000,00 (dez mil dólares americanos), ou o equivalente em outra moeda, é obrigatório preencher a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV).
A entrega dessa declaração não gera qualquer implicação tributária no Brasil. Deve ser declarado o valor total em dinheiro em espécie, não sendo incluídos títulos de crédito, cheques ou cheques de viagem. A e-DBV pode ser preenchida pela internet, neste endereço.




